Seis Alunos do Colégio Militar de São Paulo (CMSP) foram premiados na 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). As provas da segunda fase da competição foram realizadas no dia 8 de outubro, sendo o resultado divulgado em 22 de dezembro de 2022.
Os estudantes, do 6º, 7º e 8º anos, foram premiados com medalhas de ouro (Al Helena Rios), de prata (Al João, Al Gusmão e Al Lívia Rodrigues), e com menções honrosas (Al Peixoto e Al Gali).
O elevado desempenho dos Alunos é resultado de todo um preparo, incluindo aulas no contraturno do 1º trimestre do ano letivo. O reforço foi ministrado pelo Ten Paulino, professor de Matemática do CMSP.
COLÉGIO PÚBLICO MILITAR ESTADUAL
A deputada estadual Leticia Aguiar (PSL-SP), é incentivadora dos Colégios Militares e apresentou o projeto de lei 295/19, que autoriza a criação de Colégios Públicos Militares na rede estadual de ensino. O projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa de São Paulo. Antes de chegar ao plenário para votação final, a propositura será analisada ainda pelas Comissões Permanentes de: Educação e Cultura; e Finanças, Orçamento e Planejamento.
Para Leticia Aguiar a aprovação na Comissão abre caminho para que o projeto siga tramitando na Alesp. “Hoje avançamos mais um passo para melhorar a educação no Estado de São Paulo. Vamos seguir acompanhando a tramitação do projeto e trabalhando para que vire lei o quanto antes”, disse.
Há duas formas de ingressar no Colégio Militar de São Paulo:
- ser dependente legal de militar de carreira/reserva remunerada do Exército ou de Outras Forças – amparados pelo Regulamento dos Colégios Militares (EB 10-R-05.173), em conformidade com o caráter assistencial do Colégio.
- ser aprovado em concurso de admissão para este Colégio Militar. Estará habilitado à matrícula o candidato que, aprovado no concurso dentro do número de vagas estabelecido, satisfizer as condições regulamentares exigidas pela Portaria-C Ex Nº 1.714, de 05 de abril de 2022 – Regulamento dos Colégios Militares. Para mais informações clique aqui
O Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) , instituição de ensino administrada pelo Exército Brasileiro, dá prioridade para matricular filhos de militares das Forças Armadas.
O SCMB não tem nenhuma relação com o projeto de Escolas Cívico-Militares (PECIM) que o Ministério da Educação (MEC) lançou este ano e que prevê convênios com escolas estaduais já existentes (veja informações no final desta página).
A cada ano, concorrem, em média, 22 mil candidatos, entre dependentes de militares e civis. Após aprovação no concurso para se matricular o aluno deverá atender os requisitos do EB.
O ingresso por amparo, especificado em regulamento, destina-se a atender os dependentes de militares, que sofrem os reflexos das obrigações profissionais dos pais em razão das peculiaridades da carreira, como as transferências constantes de estados, possibilitando matricular seus filhos em escolas do SCMB.
Sistema Colégio Militar do Brasil
O Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) é formado por 14 colégios militares que oferecem a possibilidade de matricular alunos no Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) e o Ensino Médio.
Esses estabelecimentos de ensino, localizados em vários Estados do Brasil, são administrados pelo Exército Brasileiro e propiciam educação de alta qualidade a aproximadamente 15 mil jovens.
- Veja Também:
- Deputada Leticia Aguiar leva demandas ao Governo de São Paulo
- Governo de São Paulo cria Programa de Parcerias de Investimentos
- Tarcísio libera R$ 11 milhões para municípios em situação de emergência
- Redução do ICMS do combustível de aviação vai fomentar turismo em SP
- Em 2022, cesta básica subiu nas 17 capitais pesquisadas pelo Dieese