A Sabesp recuperou os sistemas de água em todos os municípios do Litoral Norte atendidos pela Companhia. São eles: São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba, Caraguatatuba e Bertioga. De acordo com as equipes técnica, os serviços foram restabelecidos inclusive em Boiçucanga, em São Sebastião, um dos bairros mais atingidos, e que está com o abastecimento retornando de forma gradual aos 3,5 mil imóveis do local.
A companhia segue dando assistência com distribuição gratuita de copos de água e fornecimento de caminhões-tanque. Qualquer prática abusiva de preços na região deve ser denunciada ao Procon.
Em outra frente emergencial, a Sabesp já entregou mais de 100 mil copos de água para as famílias desses municípios. “Desde a madrugada de sábado, a Sabesp está atuando, com todos os funcionários disponíveis, em várias frentes: manutenção das redes de água e esgoto, recuperação das áreas afetadas e continuação do atendimento à população da região. Além desse trabalho técnico específico, a Companhia implantou este programa emergencial de apoio às famílias atingidas por essa catástrofe”, afirmou o diretor-presidente da Sabesp, André Salcedo.
Para receber, separar, embalar, colocar em caixas e transportar as doações recebidas, a Sabesp contou com mais de 15 funcionários trabalhando dia e noite para que ação de solidariedade seja bem-sucedida e levada com rapidez. Os itens foram acomodados em 500 caixas e serão destinados por caminhão para o Centro de Distribuição em São Sebastião.
Fiscalização
A Polícia Civil, em conjunto com o PROCON, fará uma operação para fiscalizar o comércio da região a fim de identificar os abusos relatados pelos moradores. Nos pontos onde forem identificados preços abusivos, os policiais e os técnicos do PROCON vão avaliar se tratasse de uma medida administrativa passível de multa ou um crime previsto no Código de Defesa do Consumidor. Neste caso, além das providências administrativas, serão adotadas as medidas de ordem criminal, para encaminhamento à Justiça.
Alerta
O Procon alerta para a prática abusiva de preços de itens de primeira necessidade, como vem sendo denunciado pela população e fiscalizado pelo órgão em todo o Litoral Norte. Nos casos em que as pessoas identifiquem situações que possam ser enquadradas como abuso na relação de consumo, a orientação é tentar registrar tal prática de alguma forma que permita a correta análise e investigação pelos órgãos competentes. As reclamações devem ser registradas no site www.procon.sp.gov.br, na página Espaço Consumidor #outras irregularidades nas relações de consumo ou pelo telefone do Procon municipal de São Sebastião (12) 3892-4311.
Saiba como ajudar
A Sabesp continua recebendo doações para ajudar as vítimas do desastre no litoral norte. Em São Paulo, para participar da campanha, basta levar mantimentos e produtos para um dos locais descritos abaixo:
• Ponte Pequena: Avenida Santos Dumont, 555 – CEP 01101-000 – São Paulo | Selma Sakamoto Galeão (CHD), fone (11) 94216-8365
No interior e litoral:
• Unidade de Negócio Capivari-Jundiaí – Estrada Municipal João Bernardo Filho, 120 – Bairro da Ponte – Itatiba – CEP 13251-690 | Maurílio Arrais de Brito (RJA), fone (11) 98685-7804
• Unidade de Negócio Vale do Paraíba – Avenida Heitor Villa Lobos, 1.229 – Vila Ema – São José dos Campos – CEP 12243-260 | Rose Mota (RVA), fone (12) 3947-1539
• Agência Sabesp Caraguatatuba – Avenida Doutor Arthur Costa Filho, 131 (frente) e Avenida São Paulo, 433 (fundos) – Centro • Agência Sabesp Ubatuba – Avenida Marginal Jundiaquara, 50 – Itaguá (paralela à Rodovia Mario Covas)
• Agência Sabesp Ilhabela – Rua Espirito Santo, 97 – Barra Velha • Ginásio de Esportes Gringão (próximo à
(próximo à agência Sabesp) – Rua Emídio Orselli, 333 – Varadouro – São Sebastião
• Agências de Atendimento da Sabesp do Vale do Ribeira (abertas para recebimento das doações a partir de 22/2)
• Agências de Atendimento da Sabesp na região de Avaré, Itapetininga e Itupeva (abertas para recebimento das doações a partir de 22/2)
• Unidade de Negócio Médio Tietê – Rua Doutor Costa Leite, 2.000 – Vila Nogueira – Botucatu – CEP 18606-820 | Sandro (14) 98117- 7717, Marcelo (14) 98116-6718, Luciano (14) 99718-8685 e Olga (14) 3811-8257
Confira aqui as ações de apoio do Governo do Estado de São Paulo às regiões afetadas pelas fortes chuvas: https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/boletim-situacao-das-chuvas-no-litoral-paulista-22-2-14h40/
Cadastre-se no 40199 e receba mensagens de alerta de emergência via SMS – http://www.spalerta.sp.gov.br/topicos/alertas/
- Veja Também:
- Justiça autoriza remoção de moradores das áreas de risco em São Sebastião
- Deputada Leticia Aguiar reforça a campanha para doações às vítimas das chuvas
- Governo de SP trabalha pelas vítimas das chuvas no litoral norte
- Dep. Leticia Aguiar se reúne com entidades representativas da indústria em SJCampos
- Projeto que facilita perícia para isenção de IPVA a autistas e PcDs segue para sanção do governador