A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta sexta-feira (30), a produção do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) da vacina contra covid-19 Astrazeneca pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Com isso, a Fiocruz está autorizada a iniciar a produção de lotes pilotos em escala comercial da vacina com o IFA produzido no Brasil.
Após a realização dos testes, a Fiocruz deve solicitar a inclusão do insumo no registro ou fazer um pedido de autorização de uso emergencial. A produção será destinada ao SUS. As informações foram divulgadas pela Anvisa, e são um grande avanço a produção no Brasil do IFA deve agilizar ainda mais a vacinação no país.
A aprovação técnica veio após a inspeção que verificou as Boas Práticas de Fabricação da linha de produção e concluiu que Bio-Manguinhos cumpre os requisitos das Condições Técnico-Operacionais (CTO) para iniciar a produção de lotes.
Fiocruz entrega 6,5 milhões de doses de vacina ao PNI
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) totalizou nesta sexta-feira (30) 26,5 milhões de doses da vacina contra a covid-19 para o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, produzidas pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos). Desse volume, 19,7 milhões de doses são referentes a abril, superando a previsão de 18,8 milhões de doses para o mês.
De acordo com a Fiocruz, a entrega da vacina em maior quantitativo resulta do escalonamento interno da produção por Bio-Manguinhos. Além das doses processadas internamente, estão incluídas nesse total 4 milhões de doses importadas prontas do Instituto Serum, da Índia.
A entrega feita nesta sexta-feira contempla 6,5 milhões de doses, em duas remessas. Já liberada, a primeira remessa inclui 590 mil doses para o estado do Rio de Janeiro. A partir dp IFA produzido no Brasil a Fiocruz vai acelerar ainda mais a produção.
VEJA TAMBÉM:
- Assembleia aprova Bolsa do Povo com repasses de auxílio de até R$500 por Ongs
- Governo levanta informações para contribuir com a formação dos guardas civis municipais
- Com ajuda do Exército, Ceagesp distribui alimentos em Araraquara
- Deputada Leticia Aguiar participa de aula com alunos do 4º ano do ensino fundamental
- Vendas reais da indústria paulista caíram 1,3% em março, diz Fiesp
- Deputada Leticia Aguiar em defesa da construção de um Hospital Regional em Cruzeiro
- Ministério da Saúde inclui grávidas no grupo prioritário de vacinação
- Deputada Leticia Aguiar indica inscrição de municípios no programa Alimento Solidário