A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) lançou o Guia Turístico das Padarias do Estado de São Paulo. A publicação destaca 148 padarias de 30 municípios paulistas com características que as tornam especiais para moradores e turistas.
O guia é uma parceria da Setur-SP com a Associação das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado de SP (Aipan) e com o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo – Sampapão.
A publicação inclui curiosidades como a maior padaria da América Latina, com 2,5 mil m², na capital; uma das mais antigas do país, em Santana de Parnaíba; padarias do tipo boutique, em municípios como São Bernardo do Campo, entre tantas outras. O guia é o pioneiro sobre o assunto no Brasil e também indica a origem da gastronomia e a inspiração de nacionalidade, como as padarias italianas, judaicas, francesas e entre outras.
Das 39 cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, apenas Jacareí, São José dos Campos e Taubaté aparecem no guia, mesmo assim com apenas quatro padarias, sendo duas delas em Taubaté, veja abaixo:
Jacareí
Padaria e Confeitaria Paris
Com mais de 50 anos de tradição, a Padaria e Confeitaria Paris inova sempre. Com produtos de alta qualidade, oferece a seus clientes inúmeros itens tradicionais como pão francês, pães doces, baguetes, bolos especiais, pães integrais, entre outros.
São José dos Campos
Padaria Flor de Ypê
Inaugurada em 2017 numa pequena cozinha em casa, e com muito trabalho e dedicação, reinventaram a maneira de levar os pães às pessoas. Em 2019, abriram a loja física! Além dos pães de fermentação natural, tem também um cardápio exclusivo com lanches autorais como os toasts, paninis feitos na focaccia, queijos quentes na famosa ciabatta e confeitaria criativa e inovadora.
Taubaté
Padaria Brasil
Fundada em 1951 pelo imigrante espanhol Clemente Sierra, como uma forma de retribuir a hospitalidade recebida pela cidade de Taubaté, com perspectiva de crescimento da mesma, instalando aqui seu comércio com o nome de «Padaria Brasil”. A empresa se mantém até hoje como uma das mais tradicionais e conhecidas da cidade de Taubaté.
Padaria do Jarbas
A história da Padaria do Jarbas é firmada na palavra tradição. Criada em 1947 em Taubaté por Antônio Afonso Ferreira e seu filho, Jarbas Afonso Neves, hoje administrada por Jarbas Afonso Neves Junior e seus filhos que, em 2019, inauguraram a unidade na Avenida Itália, carregando o carinho e dedicação, o legado da família e a arte de produzir pães.
o Guia Turístico das Padarias de São Paulo
“As padarias são a cara de São Paulo: acolhedoras, hospitaleiras, trazem memória afetiva e possuem uma qualidade impressionante”, diz o secretário de Turismo de Viagens de SP, Roberto de Lucena. “Elas são parte da nossa história e do turismo de SP, e este guia que será traduzido também em vários idiomas é o início do avanço de um trabalho grandioso de divulgação e fomento do turismo gastronômico”, afirmou.
São Paulo tem 12,7 mil padarias, quase o dobro do Rio de Janeiro, o segundo colocado. Segundo dados do Sebrae, todos os dias cerca de 100 padarias são abertas no Brasil. Do total, 70% são de microempreendedores individuais (MEIs).
O presidente do Sampapão, Rui Gonçalves, agradeceu a oportunidade da parceria com o Governo de São Paulo na pauta, tão relevante aos profissionais da panificação. “Há anos temos a ideia de integrar as panificadoras paulistas na rota de turismo do nosso estado e finalmente recebemos esse grande presente que fomentará ainda mais o comércio e a riqueza histórica que temos também nos nossos estabelecimentos e com certeza acrescentaremos mais 150 padarias ao guia até o ano que vem”, disse o presidente.
Acesse o guia completo no link: www.turismo.sp.gov.br/guia-turistico-das-padarias
- VEJA TAMBÉM:
- Conselho de Segurança da ONU rejeita proposta do Brasil sobre conflito Israel-Hamas
- Travessia São Sebastião-Ilhabela: entram em vigor novas regras para caminhões
- Programa que parcela em até 145 vezes débitos inscritos em dívida ativa vai para sanção
- Governo de SP propõe novo fundo para reduzir tarifa com desestatização da Sabesp