O presidente Jair Bolsonao anunciou, na noite desta quarta-feira (10), em uma publicação em sua conta do Facebook, que vai recriar o Ministério das Comunicações, a partir de um desmembramento do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O deputado federal Fabio Faria (PSD-RN) será o titular da nova pasta.
Marcos Pontes continuará à frente do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações.
Em nota, o governo anunciou que extinguiu a Secretaria Especial de Comunicação Social, comandada por Fabio Wajngarten. As competências do órgão foram incorporadas ao novo ministério. Segundo um aliado próximo de Bolsonaro, a expectativa é que a comunicação do governo “melhore”. Wanjgarten, continuará a frente da comunicação institucional, sendo agora subordinado a Faria.
Segundo a Secretaria-Geral da Presidência, a recriação do ministério não representará aumento de despesa, uma vez que, segundo a pasta, o novo ministério utilizará “apenas cargos de estruturas já existentes”.
Ainda de acordo com a Secretaria-Geral, a Secretaria Especial de Comunicação Social, atualmente vinculada à Secretaria de Governo, será extinta, e as competências da secretaria, incorporadas ao novo ministério.
O Ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, pelo twitter, deu boas vindas ao novo colega que assumirá a pasta de Comunicações:
Recriado o Ministério das Comunicações pelo Presidente Bolsonaro. Continuamos juntos a compor a equipe do governo no comando da Ciência, Tecnologia e Inovações. Desejo sucesso ao Min. Fábio, que conta com meu apoio para organizar o novo Ministério.@jairbolsonaro @mctic @secomvc
— Marcos Pontes (@Astro_Pontes) June 11, 2020