As carretas da mamografia do programa “Mulheres de Peito”, chegaram aos municípios da RMVale e estarão em Pindamonhangaba, Lagoinha e Tremembé. O serviço-móvel oferece mamografias gratuitamente, sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade.
As carretas ficam em cinco cidades até este sábado (22) e em até oito municípios até o dia 29 de fevereiro.
Importante ressaltar que as carretas atenderão normalmente durante o feriado do Carnaval de 22 a 26 de fevereiro. As senhas para atendimento são distribuídas por ordem de chegada.
A deputada estadual Leticia Aguiar solicitou ao Governo do Estado o envio da Carreta da Mamografia para os seguintes municípios em negrito algumas das cidades que já foram atendidas:
Mauá, Carapicuíba, Tambaú, Votorantim, Arujá, Ituverava, Novo Horizonte, Pradópolis, Orlândia, Pontal, Jaboticabal, Pitangueiras, Brodowski, Nuporanga, Morro Agudo, Monte Azul Paulista, Monte Alto, Mococa, Luís Antônio, Jardinópolis, Ipuã, Guatapará, Guariba, Guará, Guaíra, Dumont, Cravinhos, Altinópolis, Barrinha, Batatais, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Aparecida, Arapeí, Areias, Bananal, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Canas, Caraguatatuba, Cruzeiro, Cunha, Guaratinguetá, Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Lagoinha, Lavrinhas, Ilhabela, Lorena, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Paraibuna, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Queluz, Redenção da Serra, Roseira, Santa Branca, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São José do Barreiro, São José dos Campos, São Luís do Paraitinga, Silveiras, São Sebastião, Taubaté ,Tremembé, Ubatuba, Taiuba, Serrana, Serra Azul, São Simão, São Joaquim da Barra, Santo Antônio da Alegria, Santa Cruz da Esperança, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa de Viterbo e Sales Oliveira.
As solicitações foram protocoladas na Alesp e seguiram para análise do Governo do Estado. Veja no final da matéria a lista de cidades no mês de fevereiro.
O veículo oferece exames de mamografia de segunda a sexta-feira, das 9h à 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.
- VEJA TAMBÉM:
- Dia Nacional da Mamografia: 4 milhões de brasileiras entre 50 e 69 anos nunca realizaram o exame
- Câmara aprova ultrassom obrigatório para mulheres com risco de câncer
- Cidades da região do Vale do Paraíba e Ribeirão Preto entram no itinerário da…
O atendimento é destinado ao público geral com idades entre 50 e 69 anos. “Quanto maior a idade, maiores as chances de ter câncer de mama. Não existem sintomas fáceis de identificar, porque o câncer de mama pode ser silencioso”, diz o mastologista Luiz Henrique Gebrim. Ele alerta, no entanto, que mulheres de todas as idades podem ser atingidas pela doença.
Por essa razão, a carreta também atende mulheres mais jovens, mas, neste caso, é obrigatório levar o pedido médico (que pode ser emitido por profissional da rede pública ou particular), além do RG e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
“O exame salva vidas. A mamografia faz uma detecção precoce, o que não impede que o câncer apareça, mas a descoberta num estágio inicial impede que ele evolua”, explica a supervisora do Mulheres de Peito, Fabiana Angélica de Oliveira.
Programação das carretas
Lagoinha
data: segunda-feira (17) a sábado (22)
informações: (12) 3647-1201
Pindamonhangaba
local: no estacionamento da Prefeitura, na Av. Nossa Senhora do Bom Sucesso, 1.400 – Alto do Cardoso
data: segunda-feira (17) a sábado (29)
Tremembé
local: Praça Geraldo Costa, no Centro data: segunda-feira (24) a sábado (29)
Abaixo a lista de cidades atendidas pela carreta no mês de fevereiro.