Ícone do site Leticia Aguiar – Aqui é Trabalho

Deputada Leticia Aguiar prestigiou a Festa do Figo em Valinhos

Festa do figo

A convite da Prefeita Lucimara Godoy (capitã Lucimara), a deputada estadual Leticia Aguiar, acompanhada de seu chefe de gabinete, Anderson Senna, e do amigo e parceiro Vereador Alexandre Japa, prestigiou a abertura da 72ª Festa do Figo e 27ª Expogoiaba em Valinhos.

Conhecida nacionalmente como “Capital do Figo Roxo”, Valinhos realiza essa tradicional festa que valoriza os produtores rurais da região.

Para a deputada Leticia Aguiar a festa é importante para o desenvolvimento do Turismo na região: “Foi uma alegria participar deste momento tão importante, um evento que aquece o turismo e a economia, gerando empregos diretos e indiretos”, disse a parlamentar.

As principais atrações da 72ª Festa do Figo e 27ª Expogoiaba foram divulgadas nesta quarta-feira (14) pela Comissão Organizadora. O evento será realizado durante três finais de semana entre os dias 13 a 29 de janeiro e terá nove grandes shows no palco principal do Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini, o Parque da Festa do Figo.

“Depois de dois anos de espera deste evento tão tradicional e importante para a nossa cidade em vários aspectos, inclusive econômicos e culturais, a Festa do Figo será retomada com repertório variado de shows durante três finais de semana, atendendo a todos os gostos e estilos”, afirma prefeita Capitã Lucimara.

A deputada postou em suas redes sociais as fotos do evento, veja abaixo:

Resgate histórico


Durante o evento, foi relembrado o início da Festa do Figo, que sempre contou com a força dos produtores e da sua própria tradição, que se consolidou ano após ano, resistindo às mudanças e ao tempo.
A Festa do Figo entrou oficialmente para o calendário em 1949, mas surgiu em 1940, quando o padre Bruno Nardini idealizou a construção da Matriz de São Sebastião, o padroeiro da cidade. Naquela época, havia também o grande desafio para os produtores: divulgar o figo roxo que se perdia devido ao transporte precário.

Na 1ª festa, ao lado da igreja velha, na Praça São Sebastião, eles doaram frutas que eram vendidas, mas também galinhas, porcos, gado, bolos. Tudo para um leilão, com a forte voz de Geraldo Pupo. A comunidade construiu barracas de bambus e enfeitou com bandeirolas.
Assim nascia a Festa do Figo.

Foi por meio de um decreto do então governador Adhemar de Barros que foi oficializada. Desta forma, iniciou uma nova contagem de tempo, tornando-se a primeira edição em 1949.
Em seu início, já havia o tradicional Desfile de Muladeiros, que realizou no último domingo (8).

A festa cresceu, obrigando a mudar algumas vezes de local, uma vez que nesta época já se recebia até 200 mil visitantes – um prenúncio de sua grandiosidade.

A última mudança aconteceu em 1976, quando foi o atual recinto. Como já não havia mais a necessidade de arrecadação para a construção da Matriz, os recursos se voltaram para a assistência social, característica mantida até os dias de hoje.

As transformações, ao longo do tempo, não pararam.

Em 1955, junta-se aos figos a goiaba, surgindo a 1ª Expogoiaba, pois Valinhos era também o maior produtor brasileiro da fruta.

E após dois anos sem a Festa do Figo e Expogoiaba, nesta sexta-feira (13) o sabor se tornou ainda mais adocicado dessa e de outras frutas, além da vibração dos grandes shows e a imensa alegria, presa na garganta. E que venha os novos tempos, junto com a tradição arraigada, tornando assim a 72ª Festa do Figo e 27ª Expogoiaba memorável!
 

Serviço
72ª Festa do Figo e 27ª Expogoiaba
Dias: 13 a 29 de janeiro
Local: Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini
Endereço: Endereço: Rua Dom João VI, s/n – Jardim Planalto

Abertura dos portões:
Sextas-feiras: a partir das 18h
Sábados e domingos: a partir das 10 horas

Estacionamento (para visitantes)
Preço: $ 20,00
Vagas: Aproximadamente 500
Forma de pagamento: Todos os meios (Cartão, Pix ou dinheiro)
Horário de funcionamento: das 9h às 23h30

  
  

Fotos: Departamento de Comunicação – Prefeitura de Valinhos

Local: Valinhos – SP

Sair da versão mobile