A deputada estadual Leticia Aguiar (PP) esteve reunida com Guardas Civis Municipais de 20 cidades da região na cidade de Mogi Mirim, para um encontro das corporações, visando ampliar o debate sobre a segurança jurídica dos GCMs.
A deputada estadual Leticia Aguiar, que é presidente da Frente Parlamentar em Valorização e Defesa das Guardas Municipais do Estado, que levou ao plenário da ALESP o debate sobre a prisão preventiva de três agentes públicos de Mogi Mirim, na última terça-feira (15), em face a uma investigação do Ministério Público, solidarizou-se com as famílias dos Guardas e declarou seu apoio ao trabalho realizado pelas GCMs.
A deputada também usou as redes sociais para publicar um vídeo gravado com a presença de todos, veja abaixo:
O encontro aconteceu às 11h00 da manhã na sede da Secretaria Municipal de Segurança e, segundo o secretário da pasta, Luiz Carlos Pinto, diferente do que foi divulgado em redes sociais, não teve o objetivo de manifestação ou protesto contra outros órgãos de polícia.
A intenção foi de demonstrar apoio aos três GCMs de Mogi Mirim presos, e seus familiares, mostrar a união das guardas e fortalecer a corporação, que há tempos busca reconhecimento legal com inclusão no artigo 144 da Constituição Federal como órgão de segurança pública. Inclusive, sobre esse assunto é estudado pelo Governo Federal.
No encontro, estiveram presentes os GCMs de Rio das Pedras, Itapetininga, Paulínia, Limeira, Socorro, Jaguariúna, São Paulo, Mogi Guaçu, Capivari, Conchal, Artur Nogueira, Itapira, Vargem Grande do Sul, Santa Bárbara do Oeste, Estiva Gerbi, Engenheiro Coelho, Holambra, Iracemápolis e São Roque.
Além da deputada Leticia Aguiar, outras autoridades políticas, que defendem a bandeira da nação azul marinho, também participaram: o vereador mogimiriano, Geraldo Bertanha, o Gebê, e o vereador de Santa Bárbara do Oeste e GCM Eliel Miranda, que é advogado e professor.
Os políticos disseram que estão unidos para auxiliar nos esclarecimentos dos fatos e na breve soltura dos GCMs.
“Nessa hora precisamos de união, de diálogos, troca de experiências para encontrar o caminho que resulte na soltura dos nossos guardas. Como vereador, tenho a intenção de estreitar discussões para criação de possíveis leis acerca da segurança jurídica dos GCMs, por isso nosso encontro hoje”, explicou o vereador Gebê.
O prefeito Paulo Silva participou e destacou: “Não estou aqui contra a Polícia Militar, Polícia Civil, promotoria ou a Justiça, estou aqui porque eu acredito na inocência dos três GCMs presos”.
Eliel Miranda disse tem conversado com advogados dos GCMs e auxiliado na questão jurídica. “Venho emprestar uma força, uma luta e com certeza a primeira fase se encerrará com a libertação dos nossos irmãos da cadeia. Mas a luta não para aqui”, enfatizou.
O chefe de gabinete da deputada Leticia Aguiar, Anderson Senna mantém contato com o vereador Gebê, prestando auxílio. “Nosso papel é fazer essa interlocução, filtrar essas pautas, esses assuntos e facilitar para ter um resultado rápido”, disse.
A deputada reforçou o discurso que defende o que é certo e no caso dos GCMs de Mogi Mirim, acredita na injustiça da prisão.
Além disso, segundo ela, é importante aproveitar o momento de fortalecer as corporações. “Nosso papel, politicamente, fazer com que o Congresso Nacional, o Senado Federal entendam que é uma prática, que a polícia municipal já atua em conjunto com as demais polícias e a gente não pode se opor a isso. É dar respaldo e segurança jurídica para que a Guarda Municipal possa agir no combate ao crime”, finalizou Leticia Aguiar.
- Veja Também:
- Ministério da Saúde confirma caso da variante EG.5 do Coronavírus no Brasil
- Diretores da Defesa Civil de Taubaté visitam o gabinete regional da deputada estadual Leticia Aguiar
- Após investigação, polícia prende grande distribuidor de drogas da cracolândia em Guarulhos
Os advogados dos três agentes também foram ao encontro, pois como o assunto base foi segurança jurídica aos homens da corporação, os profissionais informaram quais as medidas legais que estão adotando libertar os GCMs como pedidos de habeas corpus e revogação da prisão, justificando que eles não cometeram os crimes que constam da investigação do MP.
O encontro também contou com a presença das esposas e mães dos três GCMs presos, que agradeceram o apoio de todos.
Ao final dos debates, antes de irem embora, os Guardas Municipais, com as viaturas em comboio, percorreram as principais ruas da cidade, e seguiram de volta às respectivas cidades.
A deputada Leticia Aguiar também publicou em suas redes sociais as fotos do evento, e concluiu deixando um recado para os Guardas Municipais: “Força e honra e conte sempre comigo!” .