Em 12 dias de funcionamento, o hospital de campanha do Complexo Ibirapuera, na Capital, opera com 48,5% de ocupação. Foi o que constatou o grupo PDO (Parlamentares em Defesa do Orçamento), em diligência ao local na tarde desta terça-feira, 12.
É a primeira vez que deputados visitam um hospital de campanha com estrutura voltada exclusivamente para atender infectados pela Covid19.
Para a deputada Leticia Aguiar a missão do parlamentar é fiscalizar os recursos do Governo: “Viemos verificar onde este recurso está sendo empregado e se está sendo utilizado de maneira correta”, disse.
Com investimento de R$ 12 milhões na obra e custeio de R$ 10 milhões mensais, o hospital, que é gerido pelo governo do estado, possui capacidade para atender 268 pacientes de baixa e média complexidade, com 28 leitos de estabilização. Nesta terça-feira, a ocupação total era de 130 leitos o que representa 48,5% de sua capacidade de atendimento.
No local atuam 800 profissionais da saúde, destes, 240 médicos. Desde que começou a funcionar, em 1º de maio, o hospital atendeu 200 pacientes, 18 deles foram transferidos e outros 52 tiveram alta. Não houve nenhuma morte.
Para o deputado Sargento Neri, a visita serviu para dar mais tranquilidade à população. “Não há motivo para pânico! O que o governo vem fazendo com o comércio, a indústria e a capacidade produtiva do Estado, é um absurdo!”, declarou
A deputada Adriana Borgo pontuou que conversou com pacientes que não tinham diagnóstico para a COVID-19; “Não tem porque espalhar pânico entre a população de São Paulo. Acredito que o valor que está sendo gasto aqui seria melhor aplicado em hospitais públicos, que seguiriam atendendo a população após a pandemia.”, declarou.
A deputada Leticia Aguiar reforçou que o Governo poderia ter investido na ampliação da estrutura existente. “Concordo que ao invés de um hospital de campanha nós deveríamos ter investido em hospitais já existentes para continuar atendendo a população pós pandemia. A infraestrutura médico-hospitalar aqui é excelente, porém é muito dinheiro empregado, de forma provisória, para pouco resultado na saúde da população”, disse.
“É preciso ter cuidado em relação às pessoas que testaram negativo para a Covid19, pois, além de estarem na iminência de se contaminar, estão ocupando leitos”, completou Márcio Nakashima.
O deputado Coronel Telhada lembrou sua experiência militar para reforçar que a situação no local está sob controle. “Já visitei inúmeros hospitais de campanha ao longo da carreira e vi que as pessoas estão sendo bem atendidas, o hospital opera abaixo da capacidade. A situação é tranquila”, afirmou.
Segundo a deputada Leticia Aguiar, é papel do deputado fiscalizar e a melhor maneira de se fazer isso é pessoalmente. “Foi ótimo estarmos aqui presencialmente, agora vamos seguir em frente fiscalizando onde o seu dinheiro é empregado”, disse.
Os deputados Ed Thomas e Coronel Nishikawa, permaneceram em atividades administrativas.
O grupo PDO (Parlamentares em Defesa do Orçamento) foi criado para fiscalizar a correta aplicação dos recursos públicos durante a pandemia. É composto pelos deputados Leticia Aguiar, Adriana Borgo, Márcio Nakashima, Ed Thomas, Sargento Neri, Coronel Telhada e Coronel Nishikawa.