A montadora Ford anunciou hoje (11) que fechará suas fábricas no Brasil. Serão fechadas as plantas de Camaçari (BA) e Taubaté (SP). Será mantida apenas por alguns meses a produção de peças para suprir o estoque de pós-venda. A fábrica da Troller, em Horizonte (CE), será fechada no último trimestre de 2021.
O mercado nacional será abastecido com veículos produzidos, principalmente, na Argentina e no Uruguai, países cujas operações da empresa não serão afetadas. A montadora encerrará as vendas dos modelos EcoSport, Ka e T4 assim que terminarem os estoques.
A empresa manterá apenas o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia; o Campo de Provas, em Tatuí (SP); e sua sede regional em São Paulo.
A justificativa é a crise gerada pela pandemia que atinge o mundo desde o início de 2020. Segundo a Ford, a pandemia da covid-19 “amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas”.
“A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável”, disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford.
A companhia não informou qual será o número de funcionários demitidos, disse apenas que trabalhará “com os sindicatos, nossos funcionários e outros parceiros para desenvolver medidas que ajudem a enfrentar o difícil impacto desse anúncio”.
Taubaté
A decisão implica na demissão de 830 funcionários na produção de motores e transmissões na cidade, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos.
Em Taubaté, a montadora vinha passando por dificuldades e adotando medidas diante do cenário econômico, como paralisação da produção, redução de salários e jornadas e demissões.
O Sindicato dos Metalúrgicos informou que convocou todos os trabalhadores para uma assembleia no pátio da empresa no fim da tarde desta segunda.
- VEJA TAMBÉM:
- Quer ser Oficial da Polícia Militar? Concurso para 130 vagas é retomado!
- Lewandowski impede o Governo de requisitar seringas e agulhas compradas por São Paulo
- Deputada Leticia Aguiar é convidada e participa de tratoraço em Guaratinguetá
- Justiça mantém transporte gratuito para idosos a partir de 60 anos em São Paulo
- Brasil tem 354 milhões de vacinas asseguradas em 2021, diz Pazuello
- Anvisa recebe pedido de uso emergencial da vacina CoronaVac