Ícone do site Leticia Aguiar – Aqui é Trabalho

Governo de SP entregou média de três novas salas DDM por mês em 2024

Somente em 2024, o Governo de São Paulo entregou 69 novas salas da DDM Online. Ao todo, o estado já conta com 151 espaços que são complementares ao atendimento das Delegacias de Defesa da Mulher (DDM).

As salas DDM Online foram criadas para atender vítimas de violência doméstica à distância, prestando apoio e garantindo mais acolhimento a essas mulheres.

Os espaços são montados dentro das Delegacia de Polícia. Ao se deslocar para a unidade e informar que é vítima de violência doméstica ou familiar, é oferecido à mulher o atendimento pela sala DDM. O serviço é realizado por videoconferência por um policial especializado em acolhimento para registro da denúncia.

“As salas DDMs online são mais uma ferramenta que a mulher tem a sua disposição para poder quebrar o ciclo de violência. Muitas vezes as mulheres não querem apresentar suas questões em uma delegacia convencional e esses espaços servem como uma oportunidade de acolhimento por policiais especializados no assunto e também do tratamento pela forma jurídica correta”, afirma a coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher, Adriana Liporoni.

BO eletrônico

Além das salas DDMs, a vítima pode optar por registrar o boletim de ocorrência sem sair de casa. O processo pode ser feito por meio do site da delegacia eletrônica da Polícia Civil ou pelo aplicativo SP Mulher Segura.

Em ambas as plataformas, é solicitado o preenchimento de um boletim de ocorrência onde a vítima cadastra suas informações pessoais, do agressor e o histórico da ocorrência, podendo anexar imagens. Também é possível solicitar a medida protetiva de urgência.

Desde que foi lançado, em março desde ano, o aplicativo SP Mulher já registrou 497 boletins de ocorrência. Assim que o serviço é ativado, o pedido é encaminhado automaticamente para a Delegacia da Defesa da Mulher, que valida o boletim e fornece as informações necessárias à vítima.

Ao todo, entre janeiro e outubro de 2024, foram quase 138,1 mil boletins de ocorrência feitos pelas DDMs, um aumento de 7% na comparação com o mesmo período de 2023.

Proteção com medida protetiva

Os serviços da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) do Estado de São Paulo registraram, entre janeiro e outubro de 2024, 81,3 mil pedidos à Justiça de medida protetiva de urgência para vítimas de violência doméstica e familiar. O número representa uma média de uma medida protetiva solicitada a cada 5 minutos.

Sair da versão mobile