Ícone do site Leticia Aguiar – Aqui é Trabalho

Governo SP mantém maioria das regiões do interior na fase laranja da quarentena

Fase quarentena

O governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (24) que manterá a quarentena até 10 de agosto e manterá as regiões em suas respectivas fases na oitava reclassificação do Plano São Paulo.

Com isso a maioria das regiões, inclusive Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, permanecem  na fase laranja, sem permitir ampliar a flexibilização como em outras fases da quarentena.

A medida se baseou em critérios sanitários das 39 cidades da região e impede novas reaberturas até 10 de agosto, quando terminará o oitavo período de quarentena no estado. A nova fase começa em 27 de julho.

Segundo o governo o aumento das internações, casos confirmados e mortes por Covid-19 na região justifica a medida, com peso maior para o crescimento das mortes.

Para a deputada Leticia Aguiar (foto) a região segue prejudicada pelo excesso de rigor do Plano SP: ” O Governo de São Paulo apresentou um plano restritivo demais e com prazo indeterminado. Eu não concordo com a análise feita pelo grupo de contingenciamento da pandemia, e a maioria dos prefeitos também não concordou, isso porque o plano ignorou as características de cada cidade. Nosso Estado possui diversas cidades com muitas particularidades, por isso em minha opinião o Plano São Paulo deveria gerir apenas as questões do ESTADO e dar suporte aos prefeitos para que tomassem as melhores decisões para seus municípios”, declarou a parlamentar.

Com a decisão do governo, permanecem reabertos apenas escritórios, concessionárias, comércios em geral, imobiliárias e shopping centers.

Os estabelecimentos podem funcionar com capacidade limitada, horário reduzido e adoção de protocolos de higiene específicos.

Além da manutenção do Vale na fase laranja, o estado anunciou a abertura de 100 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em cidades paulistas, entre elas Campos do Jordão. Os equipamentos estarão em operação até 10 de agosto.

Sair da versão mobile