A deputada estadual Leticia Aguiar em reunião com o Secretário de Estado da Saúde, Dr. Eleuses Paiva, protocolou um ofício para que o Hospital Regional do Vale Histórico/ Vale da Fé, receba o nome de “Monsenhor Jonas Abib”, em homenagem ao Fundador da Canção Nova, falecido em dezembro de 2022.
Para a deputada Leticia Aguiar a homenagem seria uma forma de reconhecer o legado deixado pelo religioso: “A sugestão se deu por enxergarmos todo o legado que Monsenhor Jonas Abib deixou para o Brasil e para o Mundo, levando também em consideração que ele escolheu essa região para fundar a comunidade Canção Nova, que hoje é um grande sistema de comunicação, evangelização e de uma rede de desenvolvimento social, incluindo serviços da área de Saúde” disse a parlamentar.
O Secretário Eleuses Paiva, aceitou a sugestão e se disse favorável a indicação do nome do Monsenhor Jonas, porém essa deverá ser uma decisão de Governo.
A comunidade Canção Nova está sediada em Cachoeira Paulista, contando com casas de missão nas cidades do Vale Histórico, como Queluz, Lavrinhas e Lorena.
O Hospital Regional do Vale Histórico/ Vale da Fé, está com mais de 30% de suas obras concluídas, deverá ser entregue em 2024, e caso o Governo do estado aceite a sugestão poderá receber o nome do Monsenhor Jonas Abib, uma justa homenagem ao homem que dedicou sua vida a serviço de Deus.
O fundador
Além da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib era também o presidente da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação e Reitor do Santuário do Pai das Misericórdias em Cachoeira Paulista (SP).
O Bispo diocesano de Lorena, onde Monsenhor Jonas Abib era incardinado por mais de 40 anos, em nota oficial por ocasião de seu falecimento, afirmou que a Igreja Particular de Lorena “enlutada, mas grandemente agradecida pelo contributo do Monsenhor Jonas Abib, reza pelo seu descanso junto daqueles que estão ‘de pé diante do Trono do Cordeiro’, e suplica ao Pai das Misericórdias que conforte e dê serenidade aos familiares, aos filhos espirituais e aos amigos nessa hora de dor e separação, sustentados pela fé na certeza da Ressurreição!”
Lembrança do sacerdote: Monsenhor Jonas Abib
Pregador internacional e referência na musicalidade católica, Monsenhor Jonas Abib nasceu, em 21 de dezembro de 1936, em Elias Fausto, São Paulo. Entrou para o seminário aos 12 anos e foi ordenado no dia 8 de dezembro de 1964. Ele só deixou a Congregação salesiana para iniciar o trabalho com a juventude e fundar, posteriormente, a Comunidade Canção Nova em 2 fevereiro de 1978. Em 2008, a instituição recebeu a aprovação pontifícia do Vaticano, por meio do Pontifício Conselho para os Leigos.
Arrojado no jeito de pregar e cantar, Monsenhor Jonas foi um dos grandes precursores da Renovação Carismática no Brasil e um dos primeiros sacerdotes a se aventurar na evangelização pelos meios de comunicação já na década de 80. Seu carisma e sua jovialidade arrastaram uma verdadeira geração de jovens no anseio por uma vivência radical do Evangelho.
- Veja Também:
- Começa no estado de SP a vacinação com Pfizer Bivalente
- Dep. Leticia Aguiar prestigia abertura das Olimpíadas das Guardas Civis Municipais
- Governo do Estado de São Paulo isenta ICMS das doações de empresas ao Litoral Norte
- Deputada Leticia Aguiar participa de formatura de alunos da FUNDHAS de S.J.Campos
- Governo debate medidas para setor hoteleiro do Litoral Norte receber desabrigados