O Nexus, hub de inovação do Parque Tecnológico de São José dos Campos, foi reconhecido como uma das cinco melhores incubadoras de negócios privados do mundo.
A premiação foi concedida pela UBI Global, organização de inteligência em inovação com sede na Suécia.
A pesquisa do UBI Global analisou mais de 1.890 instituições mundialmente, das quais apenas 109 chegaram às fases finais.
A entidade elabora anualmente um estudo mundial no qual mapeia e avalia as melhores práticas de incubadoras e aceleradoras de empresas ao redor do mundo. O resultado da premiação foi divulgado na última sexta-feira (27).
Na avaliação do diretor de Desenvolvimento de Negócios do Parque Tecnológico, Marcelo Nunes, o reconhecimento internacional será importante para atrair empresas estrangeiras para São José dos Campos.
Este título evidencia a nossa competência em capacitar empreendedores para alavancar competitividade. Podemos dizer, com orgulho, que a região do Vale do Paraíba é uma das cinco melhores do mundo para quem quer transformar sua ideia em um negócio rentável e sustentável”, afirmou.
Mantido pela Prefeitura de São José dos Campos, o Parque Tecnológico é administrado por uma OS (Organização Social) através de um contrato de gestão. Criado em 2006, é um dos maiores complexos de inovação e empreendedorismo do Brasil, com mais de 300 empresas e instituições vinculadas.
Perfil do Nexus
O Nexus existe desde 2016 com o objetivo de ser o ambiente ideal para a conexão de startups, pequenas, médias e grandes empresas, investidores e instituições de ensino.
Seus programas de aceleração e incubação acompanham as startups desde a fase de ideação até escala, além de estimularem a inovação aberta e a conexão dentro do ecossistema. Atualmente, mais de 150 startups e empresas estão vinculadas ao Nexus, com mais de 20 fundos de venture capital conectados.
Mais de 63% das startups que já passaram pelo hub obtiveram sucesso em desenvolver um produto ou serviço e colocá-lo no mercado.
Como o estudo foi realizado
A pesquisa do UBI Global analisou mais de 1.890 instituições mundialmente, das quais apenas 109 chegaram às fases finais do benchmark. O estudo é realizado voluntariamente por instituições comprometidas com o desenvolvimento de incubadoras e aceleradoras de empresas de todo o mundo, para que se tornem mais eficientes e competitivas.
“Seguindo uma abordagem rigorosa baseada em dados, avaliamos e comparamos as organizações de incubação em todo o mundo”, diz Joshuah Sowah, chefe de pesquisa da UBI Global. “Nosso estudo está em sintonia com múltiplas facetas do ecossistema internacional de incubação e ilustra desafios críticos e oportunidades que as organizações participantes enfrentam”.
Neste momento, a divulgação do ranking mundial da UBI Global foi online. A cerimônia presencial acontecerá em maio em Ghent, na Bélgica, na qual os líderes de todas as incubadoras e aceleradoras classificadas no top 5 receberão seus prêmios e saberão quais ficaram em primeiro lugar.
Clique aqui para ler o relatório
Sobre o UBI Global
A UBI Global é uma empresa sueca com know-how em inovação e especializada em mapear e conectar o universo das incubadoras de negócios. Por meio de uma comunidade com mais de 1 mil organizações vinculadas, de mais de 90 países em todo o mundo. A UBI Global fornece matchmaking, classificação, benchmarking e serviços de pesquisa para instituições e incubadoras de negócios. Conheça em: www.ubi-global.com/corporate-matching
Sobre o Parque Tecnológico São José dos Campos
O PqTec foi criado em 2006 e é um dos maiores complexos de inovação e empreendedorismo do Brasil, com mais de 300 empresas e instituições vinculadas. Fica localizado em São José dos Campos, principal cidade do Vale do Paraíba, no estado de São Paulo, região reconhecida pelo seu potencial industrial, acadêmico e mercadológico. O PqTec tem programas que atendem empresas de todos os perfis, desde a ideia no papel a grandes multinacionais.
Sobre o Nexus
O Nexus, existente desde 2016, é um ambiente para conexão de startups, pequenas, médias e grandes empresas, investidores e instituições de ensino, com programas de aceleração e incubação que acompanha startups desde a fase de ideação até escala, e programas que estimulam inovação aberta e conexão entre o ecossistema.
- Veja Também:
- Segurança Pública: S.J.Campos tem redução de furtos e roubos em 2022
- Dep. Leticia Aguiar destina R$200 mil para a Guarda Municipal de São José dos Campos
- Prefeitura de São José dos Campos abre 296 vagas de estágio
- Dep. Leticia Aguiar participa do aniversário do CPI-1 em São José dos Campos
- Estudo associa sintomas duradouros da COVID-19 à inatividade física