As inscrições para o concurso público da Prefeitura de São Paulo destinado à contratação de 500 novos guardas civis metropolitanos (GCM 3ª Classe) começam nesta quinta-feira (29). A taxa de inscrição é de R$ 98, e os interessados podem se inscrever até as 23h59 do dia 3 de março, exclusivamente pelo site da Fundação Vunesp (https://www.vunesp.com.br/SMSU2501).
Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve ter entre 18 e 30 anos, ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias B e E. Também há exigência de altura mínima: 1,60 metro para homens e 1,55 metro para mulheres. Do total de vagas, 20% são reservadas a candidatos negros, negras e afrodescendentes, e 5% a pessoas com deficiência.
A prova objetiva e a redação estão previstas para o dia 26 de abril. O teste de aptidão física será realizado nos dias 22, 23, 29 e 30 de agosto. Já a avaliação psicológica ocorrerá nos dias 17, 18 e 31 de outubro e 1º de novembro.
A remuneração inicial do cargo é de R$ 4.127,52, considerando o regime de subsídio, com referência ao mês de maio de 2025. Os candidatos aprovados e nomeados estarão sujeitos à jornada de 40 horas semanais, com carga diária de oito horas, incluindo atuação em regime de plantão e horários irregulares.
Reforço na segurança
A abertura do concurso representa um importante reforço no efetivo da Guarda Civil Metropolitana e reafirma o compromisso da administração municipal com o fortalecimento da segurança urbana e a ampliação da presença da GCM em todas as regiões da cidade.
Apenas nos últimos quatro anos, a atual gestão contratou dois mil novos agentes. Desde então, a corporação passou por uma expansão constante e hoje é a maior guarda armada do Brasil, com 7.500 integrantes.
