A deputada estadual Leticia Aguiar esteve na manhã desta quarta-feira (9), acompanhada de seu chefe de gabinete Anderson Senna, no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos.
Na ocasião a deputada foi recebida pelo novo diretor interino do INPE, Darcton Policarpo Damião, que apresentou o trabalho que vem sendo realizado pelo instituto. Ressaltando a importância de incentivar a ciência aos jovens, sendo um dos desafios para os próximos anos, desenvolver novos profissionais para a área: “Nosso objetivo é popularizar a ciência”, declarou o diretor.
Leticia deixou seu mandato à disposição e, como integrante da Comissão de Ciência Tecnologia, Inovação e Informação da Assembleia Legislativa, prontificou-se para ser uma interlocutora entre o Governo do Estado e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
A deputada também apresentou ao diretor do INPE seu projeto de lei para declarar oficialmente a cidade de São José dos Campos a “Capital Estadual da Indústria Aeroespacial – Capital do Avião”, que tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento tecnológico e impulsionar o setor no município. O diretor Darcton mostrou-se favorável ao projeto e ficou satisfeito com a possibilidade de aprovação da proposta.
Segundo Darcton Damião, é preciso chamar a atenção dos jovens: “O objetivo dos projetos espaciais com as escolas é chamar a atenção de nossos jovens para a tecnologia e ‘criar’ profissionais que possam colaborar com a soberania brasileira no futuro”, declarou.
Para a deputada Leticia Aguiar, é possível colaborar com o ministério atuando para divulgar a importância do desenvolvimento da ciência e da tecnologia na vida das pessoas.
“Fomentar a ciência e tecnologia é necessário para o desenvolvimento econômico da RMVale e de todo o Brasil. É muito importante debater e propor políticas públicas para que isso aconteça, esta é uma das minhas missões na Alesp”, finalizou.
Novo Diretor
O coronel aviador da Aeronáutica Darcton Policarpo Damião foi indicado pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, como diretor interino do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), responsável por monitorar os níveis de desmatamento no país. Damião é um estudioso do desmatamento da Amazônia e assumiu o instituto para gerenciar a crise que foi criada a partir de relatórios de desmatamentos divulgados pelo INPE.