Com 46,8% de cobertura vacinal completa, a prefeitura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, publicou um decreto desobrigando o uso de máscara facial no município. A cidade, agora a primeira do país derrubar a obrigatoriedade do equipamento de proteção, tem pouco mais de 900 mil habitantes e acumula mais de 25 mil casos confirmados da Covid-19 (25.936).
A Prefeitura de São Paulo afirmou que a cidade estuda liberar o uso de máscaras de proteção contra o coronavírus em locais abertos na segunda quinzena de outubro, mas a cidade ainda não alcançou o controle total da pandemia.
Além disso, especialistas que acompanham a evolução da pandemia desde as primeiras mortes fizeram alertas contra a medida.
Em entrevista o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga afirmou ser contra o uso obrigatório da máscara como medida de proteção à Covid-19 e disse ser contrário a aplicação de multas a quem não usar o equipamento.
“Nós somos contra essa questão de obrigatoriedade (do uso de máscara). O Brasil é um país que tem muitas leis e que as pessoas, infelizmente, não as observam. O uso da máscara tem de ser um ato de conscientização”, disse.
“Não têm sentido essas multas. Não se pode criar uma ‘indústria de multa’. Imagina, estão multando as pessoas porque não estão com máscara. Se está precisando fazer isso, é porque não estamos sendo eficientes em conscientizar a população sobre o uso desse equipamento de proteção individual”, acrescentou.
Você concorda com o Ministro? Qual a sua opinião?
Preencha o formulário e responda a enquete votando no final da página.
- VEJA TAMBÉM
- Deputada Leticia Aguiar visita a Funfarme em São José do Rio Preto
- Ministro Tarcísio de Freitas anuncia retomada de obras do Arco Metropolitano do Rio
- Deputada Leticia Aguiar visita as cidades de Guarani d’Oeste, Fernandópolis e Irapuã
- Presidente defende voto impresso nas eleições durante live. Assista
- Deputada Leticia Aguiar visita as cidades de Pedranópolis, Macedônia e Paranapuã
- Bolsonaro sanciona programa de combate à violência contra a mulher