A Secretaria de Segurança Pública, por meio das ações da Polícia Militar, prendeu 58 pessoas durante cinco dias de Operação Escudo na Baixada Santista, entre 28 de julho e 1 de agosto.
Deste total, 38 foram presos em flagrante e 20 eram procurados da Justiça. Outros quatro adolescentes foram apreendidos por tráfico de drogas.
Até esta terça-feira (1) a polícia apreendeu 385 quilos de entorpecentes e 18 armas, entre pistolas e fuzis.
Nos cinco dias a polícia vistoriou 2.125 automóveis, dos quais 123 foram removidos, e 916 motocicletas, das quais 78 foram recolhidas.
Operação Escudo
A Operação Escudo teve início no último dia 28, após o soldado Patrick Bastos Reis ser morto por criminosos quando fazia patrulhamento em uma comunidade no Guarujá.
Os policiais conseguiram identificar e prender todos os criminosos que participaram da morte do policial. O último envolvido foi preso nesta madrugada.
A operação segue para sufocar o tráfico de drogas e desarticular o crime organizado, que possui grande atuação na Baixada Santista.
Reação dos criminosos
A presença policial tem resultado em intensa reação por parte dos criminosos na região, já que o reforço no policiamento impacta diretamente no tráfico de drogas.
Somente nesta terça-feira (1) dois policiais foram baleados por criminosos em Santos. Uma policial foi baleada pelas costas no bairro Campo Grande quando fazia patrulhamento.
Após o crime, os criminosos fugiram em direção ao morro São Bento. Lá, atacaram uma viatura do BAEP e balearam outro policial, atingido com um tiro na perna. Na troca de tiros um dos criminosos foi baleado e morreu; outros dois foram presos.
Os policiais foram hospitalizados e não correm risco de morrer.
- Veja Também:
- Brasil fica no 0 a 0 contra Jamaica e dá adeus à Copa
- Polícia prende o último envolvido na morte do soldado da Rota no Guarujá
- SP lança protocolo “Não Se Cale” e campanha de combate à violência contra mulheres
- O Direito à Legítima Defesa: Protegendo-se em Situações de Perigo
- Governo de SP vai oferecer 40 mil vagas de cursos gratuitos até 2026