Em um discurso contundente, o vereador Bolsonarista, Senna (PL) desafiou as vereadoras do Partido dos Trabalhadores a organizar uma manifestação pública em São José dos Campos, convocando a população para as ruas.
Durante a sessão realizada na terça-feira (05-08), o parlamentar fez referência à vereadora Juliana Fraga (PT) que, foi vista segurando a bandeira do Brasil invertida (de cabeça para baixo) — gesto interpretado por Senna como simbólico de “desrespeito à nação”.
“Se elas acreditam no Brasil daquela forma, que provem!”, desafiou Senna, convocando as representantes para liderarem ao menos uma mobilização em defesa das pautas que defendem.
Na visão do parlamentar, as lideranças petistas têm adotado discursos contrários à Bolsonaro, Trump, a bandeira nacional e ao patriotismo, mas não têm coragem de organizar atos democráticos com presença popular nas ruas. “Nós representamos o povo, e não apenas discursos em plenário”, afirmou.
Contexto e reação no plenário
O embate político faz parte de uma sequência de tensões entre o vereador Senna e os parlamentares do PT, que vêm escalando críticas sobre postura institucional, pautas referentes à liberdade de expressão e apoio às causas nacionais.
Embora Senna citasse os nomes da vereadora Amélia (PT) além de Juliana Fraga (PT), sua fala teve repercussão dentro e fora da Câmara Municipal. O posicionamento do bolsonarista gerou aplausos de parte dos vereadores do grupo conservador.
O olhar da população e das ruas
O apelo sugere que Senna pretende colocar em prática sua liderança conservadora por meio de novas mobilizações populares, como as do último domingo que reuniu mais de 5 mil pessoas no Parque Vicentina Aranha.
Senna e protestos pacíficos como estratégia política
Anderson Senna (PL) tem um histórico claro de atuação ao lado dos movimentos conservadores locais, desde os protestos pelo impeachment de 2016 até os atos em apoio ao presidente Jair Bolsonaro. Este episódio reforça sua estratégia de apelo direto à população, buscando confrontar discursos institucionais com sinais simbólicos — como a bandeira nacional — e mobilizações cívicas.
Olhar final
A provocação pública coloca em tensão o discurso de confronto entre ativistas ligadas ao PT e parlamentares bolsonaristas, e lança um desafio: quem realmente representa o povo? As próximas ações nas redes sociais e nas ruas podem intensificar ainda mais esse embate político em São José dos Campos.
L de Leticia
Ao final de seu discurso, Senna interagiu com os populares presentes nas galerias da Câmara que, em tom provocativo, ergueram as mãos formando o famoso “L” com os dedos. Em resposta, o vereador não perdeu a oportunidade de devolver com ironia:
“Faz o L sim… mas é de Leticia! Leticia Aguiar, deputada estadual que trabalha de verdade por São José dos Campos e pelo Vale do Paraíba.”
A referência à deputada do PL, conhecida por ser apoiadora de Bolsonaro e por sua atuação conservadora e combativa, arrancou aplausos dos apoiadores e reforçou a aliança política entre Senna e Leticia, ambos oriundos dos movimentos populares de rua e hoje representantes do campo conservador no Legislativo.