Em 15 de novembro de 1889, aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, capital do Brasil à época, a Proclamação da República, fato histórico da jovem Nação Brasileira e mais uma vez, impulsionados pelos anseios da sociedade, militares participavam dos principais eventos.
Àquele tempo, as crises internas nos campos econômico, social e militar, o descontentamento com o Império e a necessidade de mudanças levaram o Marechal Deodoro da Fonseca a destituir o Gabinete Ministerial do Visconde de Ouro Preto e pôr fim ao governo imperial de D. Pedro II. Estava proclamada a República. Terminava, naquele momento, a última monarquia do continente americano.
Iniciava-se um novo capítulo na história da Nação Brasileira, plena de esperança e desejo de prosperidade para o Brasil. A nova República, desde então, impregnada dos ideais positivistas de ordem e progresso, caminha a passos largos em busca de sua merecida grandeza.
Neste novo cenário, honrando a semente plantada em Guararapes, regada com o sangue de bravos brasileiros que tombaram na campanha da Tríplice Aliança, o Exército de Caxias, de maneira indissociável à sociedade que integra, manteve-se cumprindo sua nobre missão de guardião da Nação Brasileira, acompanhando a evolução e o amadurecimento de uma República democrática, pacífica e soberana.
Na defesa dos ideais e valores nacionais, o nosso Exército esteve sempre pronto para empenhar tanto sua “mão amiga” quanto seu “braço forte”, dando prova indelével de seu comprometimento com a construção de uma sociedade livre, justa e solidária.
Ao longo do período republicano, o Soldado de Caxias, invicto como seu patrono, combateu o Nazifascismo na Itália, defendendo os ideais de liberdade; defendeu a Nação brasileira da ameaça comunista na década de 60; operou no Haiti, auxiliando aquela nação amiga na reconstrução da paz e garantiu a lei e a ordem nas operações de pacificação e nos grandes eventos realizados no Brasil nas últimas décadas.
Com o mesmo espírito, sempre se fez presente distribuindo água no sertão nordestino; reconstruindo estradas em prol do desenvolvimento e do bem-estar nacional ou socorrendo a população em momentos de calamidade.
- VEJA TAMBÉM:
- Como foi criada a Bandeira do Brasil?
- O que fez D.Pedro proclamar a independência em 7 de Setembro?
- Tiradentes um “herói fabricado” para o momento histórico?
- Por que o dia do Exército Brasileiro é comemorado em 19 de abril?
- Afinal, quem descobriu o Brasil?
- Não foi golpe! Veja os 12 acontecimentos que levaram à revolução de 1964