Segundo o Ministério da Saúde estados e municípios iniciam a vacinação a partir desta segunda-feira (5) policiais militares e agentes das Forças de Segurança serão vacinados contra a covid-19. A decisão foi pactuada entre a pasta, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems).
Entram no grupo de vacinação trabalhadores das forças de segurança envolvidos no atendimento e transporte de pacientes, no atendimento pré-hospitalar, nas ações de imunização contra a covid-19 e na fiscalização de medidas de distanciamento social. Levando-se em conta a atuação deles no combate à covid-19 e as funções exercidas no atendimento e apoio no contexto de pandemia.
São Paulo
Em fevereiro passado a a deputada Leticia Aguiar, (foto) oficiou o Governador João Doria (PSDB), o Vice-governador Rodrigo Garcia e o Secretário de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn, para que os profissionais sejam classificados como prioritários para a vacinação contra a Covid-19, no Estado de São Paulo. “Os Policiais Militares e os funcionários da Secretaria de Administração Penitenciária desempenham um papel de suma importância para a população”, disse a deputada.
A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) desenvolveu um sistema paralelo ao convencional para a vacinação exclusiva de todos os profissionais das polícias civil, polícia militar, política técnico-científica, Corpo de Bombeiros, Guardas Civis Metropolitanas, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal que atuam no Estado de São Paulo.
Vale do Paraíba e Litoral Norte
RMVale prevê a imunização de 3.500 agentes das Forças de Segurança
A partir desta segunda-feira (5) policiais militares e agentes das Forças de Segurança serão vacinados contra a covid-19 na região do Vale do Paraíba, Vale Histórico, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte. A previsão é que até 12 de abril sejam imunizados 3.500 agentes da ativa das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica, Corpo de Bombeiros, Guardas Civis Metropolitanas e polícias Federal e Rodoviária Federal.
Esse grupo específico receberá a imunização nas unidades da Polícia Militar que será organizado pelo Comando de Policiamento do Interior 1 – (CPMI/1) Em São José dos Campos por exemplo, a vacinação será realizada no Primeiro Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI-1), que fica no Jardim Paulista, região central da cidade e também em outras unidades.
A fim de organizar as ações de imunização, o sistema contará com postos em unidades da Polícia Militar em São José dos Campos, Taubaté, Lorena e Caraguatatuba permitindo maior controle dos profissionais que serão vacinados.
Segundo o Comandante do Policiamento da região, Cel PM Martins, a ação visa proteger a população através da imunização dos policiais: “O Policial Militar, será protegido para melhor proteger os cidadãos!”, declarou.
A previsão é de 600 doses diárias aplicadas com datas e horários agendados para evitar aglomerações.
A vacinação é exclusiva aos profissionais da ativa das instituições.
Para participar, todos terão de realizar um cadastro prévio pelo site: https://vacinaja.sp.gov.br
- SAIBA MAIS
- Deputada Leticia Aguiar participa de ação social junto com a CEAGESP em Potim
- Novo auxílio emergencial 2021: Veja quem pode e quem não pode receber
- Anvisa aprova autorização para uso emergencial da vacina da Janssen
- Pagamento do novo auxílio emergencial começa na próxima terça-feira
- Não foi golpe! Veja os 12 acontecimentos que levaram à revolução de 1964
- Medida agiliza distribuição de medicamentos do kit intubação
- Bolsonaro assina MP para melhoria do ambiente de negócios no Brasil
- No Senado, governo diz que 2 novas vacinas nacionais estão avançadas