Chegaram hoje (14) no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), 726 mil testes para identificação do novo coronavírus. A carga foi encomendada pelo Instituto Butantan. O material veio da Coreia do Sul.
Segundo a concessionária responsável pela administração do aeroporto, para os próximos dias, é esperada mais uma carga com 550 mil testes também vindos do país asiático.
A concessionária enfatizou que o desembarque do material feito hoje ocorreu de forma “rápida e segura” e que o aeroporto está trabalhando para garantir o suprimento dos equipamentos necessários para combater a pandemia de covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus.
Rede para testes de coronavírus
Segundo o governo de São Paulo, a rede será composta por 17 laboratórios ligados à USP, com o apoio e coordenação do Instituto Butantan.
O Governo do Estado de São Paulo atendeu o pedido feito pela Deputada Estadual Leticia Aguiar (PSL-SP) para que o laboratório do Instituto Adolfo Lutz de Taubaté seja credenciado para realizar exames de detecção do Covid-19 na Região Metropolitana do Vale do Paraíba.
Em uma reunião por videoconferência, na tarde desta quarta-feira (8), o Vice-Governador, Rodrigo Garcia, confirmou à deputada que o Laboratório Regional do Instituto Adolfo Lutz, em Taubaté, será credenciado para realizar exames de detecção do Covid-19, priorizando a região.
“Na última semana eu fiz uma indicação ao Governo de São Paulo solicitando justamente isso, que clínicas do Vale do Paraíba fossem capacitadas para realizarem os exames, tendo em vista o crescimento considerável de casos do Covid-19 em nossa região, inclusive óbitos”, afirmou a parlamentar.
A previsão é que, nos próximos dez dias, 12 institutos regionais em todo o estado estejam credenciados, incluindo Taubaté, garantiu o Vice-Governador.
“O presidente do Instituto Butantan, Dr. Dimas Covas, assumiu a coordenação dos institutos públicos no Estado de SP. O primeiro passo foi a aquisição de equipamentos, que já foram comprados e estão sendo distribuídos aos institutos regionais”, informou o Rodrigo Garcia.
Com isso, os exames não serão mais enviados para São Paulo, podendo atender com mais eficiência e rapidez a demanda do Vale do Paraíba.
Roubo em Guarulhos
No último sábado (11), a Polícia Civil prendeu 14 suspeitos de furtarem 15 mil kits de testes do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo. O grupo, formado por pessoas com idade entre 22 e 59 anos, também levou 2 milhões de itens de equipamento de proteção individual (EPI), como óculos, luvas, álcool em gel e máscaras.
A carga foi localizada em um galpão no bairro Ipiranga, zona sul da capital paulista, onde os suspeitos foram detidos em flagrante. A polícia descobriu o endereço após apurar que uma pessoa estaria vendendo os produtos clandestinamente.