A deputada estadual Leticia Aguiar assinou a coautoria do Projeto de Lei 229/22, que visa reconhecer o risco da atividade profissional exercida por vigilantes que tenham vínculo empregatício com as empresas de segurança privada no Estado de São Paulo, para que possam obter o porte de armas também fora de serviço.
A Lei 10.826 de 2003 – Estatuto do Desarmamento – incluiu as empresas de segurança privada, porém nos termos em que se encontra a legislação atual, os vigilantes não dispõem desta prerrogativa quando estão fora do serviço, razão pela qual o reconhecimento do risco desta atividade é tão importante.
Para a deputada estadual Leticia Aguiar é importante que os vigilantes, pela característica de sua função, tenham o direito a legítima defesa: “Os vigilantes de empresas de segurança privada, são preparados e treinados, tem que possuir bons antecedentes e estão devidamente identificados. Estão aptos a possuir e portar armas, para defender suas vidas e de seus familiares”, disse a parlamentar.
O Projeto de Lei 229/22 é de autoria do Deputado Coronel Telhada, que destacou o objetivo do projeto: “Mais uma vez reafirmo o meu compromisso com os profissionais que zelam pela segurança do nosso estado!”, declarou.
Estes trabalhadores da segurança privada estão expostos a risco acentuado e permanente, a roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial, e naturalmente em suas vidas pessoais, durante seus deslocamentos ou em suas casas os riscos também existem.
Com a aprovação deste projeto de lei, os vigilantes profissionais poderão portar arma fora do serviço, tornando-se menos expostos e garantindo seu direito a legítima defesa .
A deputada Leticia Aguiar utilizou as redes sociais para apoiar a proposta:
- VEJA TAMBÉM:
- Site traz orientações sobre cobrança de taxa para entrar em Ubatuba
- Deputada Leticia Aguiar visita Guarda Municipal de São Vicente
- Câmara aprova limite da alíquota de ICMS sobre combustíveis
- Bolsonaro sanciona lei que garante empréstimos a pequenas e médias empresas
- Publicada lei Henry Borel que torna hediondo crime contra menor de 14 anos
- Fiocruz comemora 122 anos fabricando vacinas e remédios para todo o país
- Deputada Leticia Aguiar destina R$500 mil em recursos para São Bento do Sapucaí
- Presidente recorre de decisão contra ação por abuso de autoridade
- Dep. Leticia Aguiar participa de evento do Centro de Formação Juvenil em Cruzeiro
- Governo Federal vai repassar R$ 7,7 bilhões para estados e municípios
- Presidente Jair Bolsonaro cogita reestruturar carreiras da PRF e Depen