A saúde nos municípios da região de São João da Boa Vista foi um dos principais temas discutidos durante a audiência pública do Orçamento estadual para 2022, promovida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo na manhã desta sexta-feira (20/8), em Mococa.
Presidida pelos deputados Alex de Madureira (PSD) e Dirceu Dalben (PL), a audiência contou com a participação da deputada Letícia Aguiar (PSL) e dos deputados Gilmaci Santos (Republicanos) e Enio Tatto (PT).
Durante a reunião, que serve para que os cidadãos levem as demandas de suas regiões para formulação do orçamento estadual para o ano que vem, o secretário da Saúde de Mococa, José Renato, falou sobre as dificuldades da pasta. “Temos hoje 3 mil cirurgias de catarata e 300 de cateterismo represadas por falta de recursos. As famílias estão desassistidas na região toda”, afirmou.
O prefeito de Mococa, Eduardo Barison, declarou que os recursos repassados para o município atualmente não são suficientes para as demandas da cidade. “[O repasse de recursos} me dá 900 mil reais para gerenciar toda a saúde pública, só a organização social que faz essa gestão custa um milhão e meio”, disse.
A deputada Leticia Aguiar participando ativamente da audiência pública, comentou sobre a participação da população: “Recebemos diversas demandas de Mococa e região, inclusive muitas já do meu conhecimento, que estaremos levando para a ALESP e buscando incluir no orçamento do Estado”, disse a parlamentar.
Ainda sobre a cidade de Mococa a deputada Leticia Aguiar reconheceu a importância do contato direto com as pessoas: “Uma ótima oportunidade de conhecer algumas lideranças e rever grandes parceiros do nosso mandato”, declarou.
Uma das demandas levantadas pelos moradores foi a implantação de uma unidade de complexidade cardiovascular na região, utilizando as instalações do atual centro de recuperação de pacientes da Covid-19 no município de Casa Branca. “Temos exames represados de grande complexidade nos 20 municípios da região. A proposta é para que os munícipes não precisem ser encaminhados para outros centros”, disse a enfermeira Erica Cerelo, moradora de São João da Boa Vista.
A deputada Leticia Aguiar manifestou-se durante a audiência e teceu críticas a política fiscal do governo Doria que aumentou o ICMS, causando distorções que tem levado empresas a investirem em outros estados. A parlamentar usou as redes sociais para repercutir a questão. Assista abaixo:
- VEJA TAMBÉM
- Bolsonaro entrega 500 casas a famílias de baixa renda de Manaus-AM
- Ministério da Economia adere ao Pacto Nacional pela Primeira Infância
- Vacinação com 3ª dose de reforço contra covid-19 deve começar por idosos
- ANTT aprova edital de concessão das Rodovias Dutra e Rio-SP
- Ministro Braga Neto critica “insinuações generalizadas” contra militares
- Dep Leticia Aguiar pede votação do PLC 52 que aumenta limite de idade para ingresso na PM…
- Estádios de São Paulo terão público a partir de novembro
- Brasil avalia aplicar 3ª dose da vacina como reforço a público específico
- Dep. Leticia Aguiar preside audiência pública do orçamento em SJCampos
- Violência contra mulher: mutirão vai agilizar julgamentos em todo país
- Dep Leticia Aguiar recebe Michelle Bolsonaro e o Ministro Marcelo Queiroga
- Deputada Leticia Aguiar recebe Presidente Jair Bolsonaro no aeroporto de São José dos Campos