As obras do maior investimento na área de saúde da Unicamp nos últimos 30 anos estão na fase final de construção, e a deputada estadual Leticia Aguiar visitou pessoalmente as obras da nova unidade do Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço, para acompanhar de perto o andamento das obras e conhecer esta ação exemplar da aplicação do dinheiro público em benefício direto da sociedade.
O Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço (IOU) – inteiramente construído com recursos doados pelo Ministério Público do Trabalho, fruto da indenização por dano moral coletivo da ação civil pública no caso Shell/Basf de Paulínia – será inaugurado daqui a cerca de 30 dias e prestará atendimento especializado à população, promovendo reestruturação e expansão da Divisão de Otorrinolaringologia, Cabeça e Pescoço do Hospital de Clínicas da Unicamp, que há mais de cinco décadas atende à população.
Em visita às obras, ao lado do reitor Antonio José de Almeida Meirelles, William Alexandre de Oliveira e da Professora Angela Maria Bacha, a deputada Leticia Aguiar e seu chefe de gabinete Anderson Senna, foram os primeiros a conhecerem as instalações e conversar sobre a forma com que a instituição será referência para os Ambulatórios Médicos Especializados – AMEs do Estado de São Paulo.
A proposta do Instituto é atuar de forma integrada com os agentes de saúde da rede estadual. Coordenado pelo professor titular da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) Dr. Agrício Crespo, o projeto é único no meio acadêmico e será destinado à formação de especialistas e à educação continuada, além do desenvolvimento de pesquisas e difusão de novos conhecimentos.
Para a deputada Leticia Aguiar o instituto é um grande avanço para o desenvolvimento da medicina e o atendimento à população: “Temos na medida do possível contribuído com a UNICAMP, recentemente destinamos recursos para o Hemocentro e o Gastrocentro. Nessa visita vemos o quanto a dedicação e o empenho da Unicamp em parceria com o Ministério do Trabalho, e ainda com o apoio do poder público estadual e federal, e como tudo isso traz um benefício direto para a sociedade. Com o IOU será possível impactar positivamente a vida das pessoas, seja no desenvolvimento da medicina ou no atendimento á população”, declarou a parlamentar.
Para o reitor a visita da deputada Leticia Aguiar é uma ação colaborativa importante: “Para que a Universidade faça aquilo que ela precisa fazer, que é servir à sociedade, precisamos de ações colaborativas como esta”, disse o reitor. “Temos exemplos em várias áreas da Unicamp de experiências que se irradiam pelo País, resultante da formação que damos às pessoas. Precisamos de colaboração para que este projeto se irradie”, pontuou o reitor.
Durante a visita, foram cumpridos rigorosamente todos os protocolos de prevenção à Covid-19, com distanciamento e uso de máscaras.
- VEJA TAMBÉM
- Petrobras anuncia aumento na gasolina, no diesel e gás de cozinha
- O quê os paulistas comemoram em 9 de Julho?
- Vacina magnetizada? Microchips na injeção? Fakes e fatos sobre vacinas
- Ministério da Infraestrutura entrega 51 obras no primeiro semestre
- Dep. Leticia Aguiar pede mudança no Código de Trânsito para prioridade de viaturas das Guardas Municipais…
- Programa Escolas Cívico-Militares deverá chegar a mais de 200 colégios até 2023
- Dep. Leticia Aguiar quer proibir verbas públicas em eventos que promovam a sexualização de crianças