A deputada estadual Leticia Aguiar foi oficialmente empossada como membro titular na Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em meio aos estudos e debates sobre a privatização da Sabesp, a comissão composta por 11 integrantes, tem o papel de discutir propostas que tratem sobre obras ou serviços públicos, saneamento básico, assim como o abastecimento de água e energia elétrica no Estado de São Paulo.
Leticia Aguiar (PROGRESSISTAS), que pertence à base do Governo de Tarcísio de Freitas, terá a missão de confrontar o discurso da esquerda sempre contrária as privatizações, a presidência da comissão de infraestrutura ficou com o PT e a vice presidência com o MDB, os outros membros titulares pertencem ao PL (2), PT/PCdoB/PV (2); MDB; PROGRESSISTAS; PSDB/CIDADANIA; REPUBLICANOS; UNIÃO BRASIL; PODEMOS; e PSD, tem um representante cada.
Para a deputada Leticia Aguiar a Comissão de Infraestrutura da Alesp é muito importante e de grande responsabilidade: “Estou muito feliz e motivada pela missão que a liderança do meu partido, o Progressistas, me confiou porque a Comissão de Infraestrutura tem um papel muito importante, todos os projetos que envolvem a concessão ou privatização de bens de uso público, e a fiscalização das empresas privadas que gerenciam esses setores são de grande responsabilidade’, disse a parlamentar.
A deputada também falou sobre a expectativa dos trabalhos da comissão, para Leticia Aguiar serão de muita dedicação e empenho: “Vou me dedicar bastante à todas as questões, pois teremos muito trabalho pelos próximos quatro anos, de minha parte não faltará empenho para representar a população paulista e trabalhar para melhorar a vida das pessoas”, concluiu Leticia Aguiar.
A deputada Leticia Aguiar também é membro titular da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor e da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres.
Posse e início dos trabalhos
A Comissão de Infraestrutura (CI) da Alesp se reuniu, na tarde desta quarta-feira (19), para inaugurar os trabalhos na 20ª Legislatura. O primeiro encontro do colegiado serviu para decidir quem serão os novos presidente e vice-presidente do colegiado para o biênio 2023-2025. Os eleitos foram o deputado Luiz Fernando Teixeira (PT) para presidência e o deputado Rogério Santos (MDB) para vice-presidência.
O petista agradeceu aos membros pela confiança de o eleger como presidente e ressaltou que a Comissão pode ser uma das mais importantes da Casa. “Quem faz a comissão somos nós [membros], mas é uma comissão que há de debater os principais projetos do Governo do Estado. Obras passam por aqui, assim como a fiscalização de todas as concessionárias de energia e água. A reestruturação do estado passa por essa comissão”, afirmou.
Luiz Fernando Teixeira ressaltou, também, que a Comissão de Infraestrutura estará de portas abertas à população e incluirá as demandas, opiniões e pedidos de todos os setores que queiram participar dos trabalhos do colegiado. “Nós vamos ouvir as contribuições da população, porque teremos que amadurecer as nossas posições e deliberar. Estaremos abertos para que, sobretudo, o povo possa ter acesso ao nosso debate”, pontuou.
Além disso, o novo presidente utilizou o tempo do encontro para definir que as reuniões do colegiado acontecerão, a princípio, semanalmente, às quartas-feiras, sempre às 13h. O deputado mencionou que já existem 20 projetos a serem apreciados pelos membros da CI.
O vice-presidente Rogério Santos, que, assim como Luiz Fernando, foi eleito de forma unânime, também agradeceu a oportunidade de ocupar o cargo e ressaltou que os trabalhos da comissão terão o espírito de colaboração e diálogo. “Eu acredito que a construção de uma sociedade se dá quando as pessoas, que às vezes divergem em pensamento, conseguem se sentar, colocar seus pontos de vista e, de alguma maneira, encontrar caminhos e soluções”, disse.
Conheça a Comissão de Infraestrutura
De acordo com o Regimento Interno da Alesp, as comissões são os órgãos técnicos compostos por deputados e que tem função de debater e apreciar projetos de lei, emendas e outras proposições antes da votação em Plenário. Atualmente, a Casa possui 21 comissões permanentes.
Composto por 11 integrantes, o colegiado tem o papel de discutir propostas que tratem sobre obras ou serviços públicos, saneamento básico, assim como o abastecimento de água e energia elétrica no Estado de São Paulo.
Outro tema importante que é apreciado pela CI são os projetos que envolvem a concessão ou privatização de bens de uso público, tal qual a fiscalização das empresas privadas que gerenciam esses setores.
Confira a lista de membros da CI:
Luiz Fernando T. Ferreira (PT/PCdoB/PV) – Presidente (Substituto: Rômulo Fernandes)
Rogério Santos (MDB) – Vice-presidente (Substituto: Léo Oliveira)
Carla Morando – PSDB/Cidadania (Substituto: Barros Munhoz)
Dani Alonso – PL (Substituto: Lucas Bove)
Marcos Damasio – PL (Substituto: Bruno Zambelli)
Thainara Faria – PT/PCdoB/PV (Substituto: Simão Pedro)
Rui Alves – Republicanos (Substituto: Altair Moraes)
Edmir Chedid – União Brasil (Substituto: Milton Leite Filho)
Ricardo França – Podemos (Substituto: Dr. Eduardo Nóbrega)
Leticia Aguiar – PP (Substituto: Delegado Olim)
Marta Costa – PSD (Substituto: Rafael Silva)