A deputada Leticia Aguiar, acompanhada de Anderson Senna, Carlos Fávaro e sua equipe, esteve pessoalmente, nesta quarta-feira (30), verificando as condições de atendimento e a entrega de medicamentos de alto custo na Farmácia Central de São José dos Campos.
Segundo a parlamentar o objetivo da visita é identificar falhas e propor soluções para diminuir o sofrimento da população nas filas: “Nosso objetivo é verificar onde o Estado está falhando, onde o município está falhando e unir esforços, juntar as mãos, para encontrar soluções e resolver o problema.”
A dispensação de medicamentos alto custo do Estado sempre foi uma parceria entre a Prefeitura de São José dos Campos e o Governo do Estado de São Paulo, os medicamentos fornecidos pelo Estado e pelo Ministério da Saúde são encaminhados à Farmácia Central, responsável pela entrega dos medicamentos aos munícipes.
A deputada e sua equipe, chegaram ao local as 7h da manhã e testemunharam uma fila que já se formava à frente da unidade, com muitos idosos e pessoas com deficiência.
Leticia Aguiar conversou com os munícipes e com funcionários e constatou que as dependências são inadequadas para tantas pessoas. Durante a visita a parlamentar utilizou as redes sociais para uma transmissão ao vivo afim de dar mais transparência a sua atividade.
“O que vemos aqui são condições inadequadas para o atendimento, é inacreditável que não se possa prever que isso ocorreria e que não sejam tomadas providências como: realizar um mutirão com mais funcionários, uma triagem feita ao longo da fila, disponibilizar uma atendimento mais adequado e humano à essas pessoas”, declarou a parlamentar.
A primeira preocupação da deputada Leticia Aguiar é com a falta de medicamentos de responsabilidade do Estado, a parlamentar constatou que os remédios fornecidos pelo Governo do Estado estão sendo entregas, a falta de alguns medicamentos é mínima e pontual, mas a informação não chega a todas as pessoas que vão até a Farmácia Central, gerando insatisfação: “ A maioria das pessoas são idosas e não acessam a internet ou os aplicativos para verificarem se os remédios estão disponíveis, e acabam vindo até aqui esperando por horas na fila para saírem sem os remédios, precisamos encontrar uma forma de melhorar esta logística”, declarou.
A parlamentar esteve na semana passada com o Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, José Henrique Germann, para discutir uma séria de demandas que recebeu da população do Vale do Paraíba e de outras regiões. Na oportunidade cobrou do secretário um posicionamento para agilizar a entrega dos medicamentos em São José dos Campos, um problema que gera filas e é recorrente há meses na cidade.
A informação da secretaria da Saúde, foi de que uma empresa foi contratada para avaliar as melhorias e por pedido de Leticia Aguiar os medicamentos do Estado pudessem ser entregues diretamente ao município sem passar pelo almoxarifado agilizando a entrega, o que só ocorreria a partir de janeiro de 2020.
Após a vistoria, a deputada já determinou envio de um novo documento ao secretário de Estado da Saúde, solicitando uma nova audiência para tentar antecipar este processo e dar mais celeridade a entrega de medicamentos em São José dos Campos.
Na Farmácia Central a deputada também conversou com o secretário de Saúde de São José dos Campos, Dr. Danilo Stanzani, na oportunidade cobrou uma atenção melhor do município no atendimento da população para minimizar as filas, a parlamentar reafirmou que está trabalhando junto ao secretário de Estado José Henrique Germann, para agilizar a implantação das mudanças, passando o estoque para o município facilitando a dispensação de medicamentos.
A deputada Leticia Aguiar e sua equipe se deslocaram em seguida para o Almoxarifado de Medicamentos do Estado, o local onde são entregues todos os remédios para os munícipes de São José dos Campos e de mais 12 cidades da região, ali eles são separados e registrados no sistema. É neste local que as Prefeituras retiram os medicamentos de alto custo para distribuição em suas cidades.
Leticia Aguiar, Anderson Senna, Carlos Fávaro e equipe foram recebidos por Flaviane Ayres de Morais da Cruz- Diretora Técnica de Saúde responsável pelo setor de almoxarifado e distribuição dos medicamentos aos municípios.
No local a equipe constatou a grande quantidade de medicamentos com estoque para atender, por até 3 meses, todos os municípios da região. A deputada Leticia Aguiar recebeu as informações sobre a entrega semanal de medicamentos para São José dos Campos, cidade que recebe o maior número de medicamento em toda a região, atendendo em média cerca de 8 mil pessoas mensalmente.
Leticia Aguiar conferiu o excelente trabalho realizado pela equipe do almoxarifado e finalizou destacando a necessidade do repasse doa medicamentos diretamente para a Farmácia Central: “Aqui constatamos que os medicamentos estão disponíveis e que para evitar os problemas de entrega destes medicamentos na cidade de São José dos Campos, é necessária a descentralização, ou seja, a entrega do estoque trimestral para administração direta da Prefeitura de São José”, finalizou.
Para saber mais e acompanhar como foi a vistoria realizada assista o vídeo abaixo: