Os deputados que compõem o PDO (Parlamentares em Defesa do Orçamento) estiveram, na manhã desta terça-feira, 19, no Hospital Geral Vila Nova Cachoeirinha, na Zona Norte da capital paulista, para conferir uma denúncia encaminhada pelo senador Major Olímpio de supostas irregularidades apontadas por um técnico de enfermagem que terá a identidade preservada, entre elas a falta de EPI (Equipamento de Proteção Individual) e descaso com profissionais infectados pela Covid19. No local, o grupo constatou que os equipamentos são, de fato, insuficientes e encontrou ainda outras irregularidades.
No momento da visita, havia poucos usuários circulando nas dependências do hospital, muitos leitos vazios e camas, inclusive novas, empilhadas nos corredores.
De acordo com informações do diretor técnico de saúde, Seme Sadala Sarraff, o equipamento conta com 188 leitos, entre enfermagem, UTI e retaguarda. No período de 20 de março a 14 de maio, o hospital atendeu 4770 pessoas e registrou 45 óbitos por Covid19. Atualmente, dos 22 leitos de UTI, 17 estão ocupados.
Segundo a deputada estadual Leticia Aguiar (foto) a denúncia enviada pelo Major Olímpio era da falta de EPIs para os profissionais de saúde: “Uma das nossas preocupações era apurar se os profissionais de saúde, nossos heróis do dia a dia, estão tendo o mínimo de proteção. Identificamos que existe estoque de EPIs, porém não é o suficiente. Precisamos saber se o recurso do governo do estado está chegando para este e para todos os hospitais” , declarou a parlamentar.
Ao todo, são 1.070 profissionais de saúde, sendo 65 atuando na UTI. O diretor afirmou que 26 trabalhadores estão afastados por contaminação pela Covid, sendo três médicos.
Magali Butenas, responsável pelo controle de infecção hospitalar afirmou que a ausência de testes sorológicos dificulta o mapeamento da situação de saúde dos profissionais.
Os deputados constataram, no Hospital Vila Nova Cachoeirinha, ainda diversos profissionais trabalhando, inclusive, em ala de contaminação, sem o uso de máscara, equipamento fundamental para a proteção dos trabalhadores.
No setor de almoxarifado, a enfermeira Simone Tosi mostrou alguns materiais do estoque: aventais laminados e descartáveis, óculos de proteção, protetor facial e máscaras, inclusive N95.
Diante de tudo o que foi apurado, o grupo solicitou cópia dos comprovantes de recebimento dos materiais e encaminhará ofício à Promotoria da Saúde solicitando providências.
O PDO é um grupo de fiscalização dos gastos do governo nesta pandemia. É formado pelos deputados Sargento Neri, Márcio Nakashima, Coronel Telhada, Coronel Nishikawa, Adriana Borgo, Leticia Aguiar e Ed Thomas.
VEJAM ABAIXO O VÍDEO COMPLETO: