O Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) divulgou o edital nº 1/2023 para o processo seletivo Exército, que visa a admissão de alunos às vagas em Colégios Militares. A seleção está ofertando 390 vagas em diversas cidades do Brasil para ingresso no 6º ano do Ensino Fundamental e no 1º ano do Ensino Médio.
A oferta dessas vagas serão distribuídas entre os colégios militares localizados nos municípios de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Juiz de Fora, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Santa Maria e São Paulo.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, prometeu criar um programa próprio de escolas cívico-militares e ampliar o número de unidades no estado. Em uma publicação no Twitter na noite desta quarta-feira (12), ele disse que foi aluno de colégio militar do exército e sabe da importância de um ensino de qualidade e da transmissão de valores corretos.
A deputada estadual Leticia Aguiar, autora do projeto de lei 295/19, que autoriza a criação de Colégios Públicos Militares recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa de São Paulo. Antes de chegar ao plenário para votação final, a propositura será analisada ainda pelas Comissões Permanentes de: Educação e Cultura; e de Finanças, Orçamento e Planejamento.
Processo seletivo Exército: vagas nos colégios militares
Para ingressar no 6º ano do ensino fundamental, o estudante deverá ter concluído ou estar cursando o 5º ano do ensino fundamental e ter menos de 12 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula e completar 10 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.
Já para ingresso no 1º ano do ensino médio, é necessário ter concluído ou estar cursando o 9º ano do ensino fundamental e ter menos de 16 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 14 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.
Além das informações mencionadas anteriormente, outros requisitos são exigidos para participar da seleção para os Colégios Militares (processo seletivo Exército). Esses requisitos específicos estão detalhados no edital já publicado.
Processo seletivo Exército: como se inscrever nas vagas para o Colégio Militar?
O período de inscrição ocorre entre os dias 07 de agosto e 14 de setembro de 2023. O candidato interessado deverá preencher e assinar o requerimento de inscrição, que deverá ser dirigido ao Comandante do Colégio Militar de sua escolha.
A inscrição poderá ser feita de duas maneiras:
- Via internet;
- De forma presencial, junto à comissão de inscrição, somente e obrigatoriamente, para o candidato com deficiência, uma vez que serão necessárias comprovações médicas.
A taxa de participação é de R$ 95,00, mas será possível solicitar a isenção desse valor pelos candidatos que comprovarem carência socioeconômica, por meio da apresentação de documento que ateste sua inscrição em programa social do governo.
Etapas de avaliação dos candidatos
O concurso de admissão para os Colégios Militares do Exército será composto pelas seguintes etapas:
- Exame Intelectual (EI), de caráter eliminatório e classificatório;
- Revisão Médica e Odontológica, de caráter eliminatório;
- Comprovação dos Requisitos Biográficos dos candidatos, de caráter eliminatório.
O exame intelectual consistirá em uma prova escrita, prevista para ser aplicada no dia 29 de outubro de 2023, com duração de até 210 minutos (3 horas e meia).
Essa prova será dividida em duas partes, cada uma delas valendo 10 pontos. A primeira parte da prova terá 20 questões de Matemática, enquanto que a outra terá 20 questões de Língua Portuguesa.
Para prosseguir no concurso de admissão, o candidato deverá obter pelo menos 50% dos pontos previstos em cada uma das provas objetivas (Matemática e Língua Portuguesa).
Critérios de desempate
Se houver candidatos em situação de empate, os seguintes critérios serão adotados:
- Maior número de pontos obtidos no teste de avaliação de Matemática;
- Maior número de pontos obtidos no teste de avaliação de Língua Portuguesa;
- Maior idade, considerando o mês, o dia e o horário de nascimento.
Edital
Os interessados em participar do certame poderão encontrar todas as informações no edital, publicado no Diário Oficial da União, edição nº 143, seção 3, a partir da página 40, em sua edição de 28 de julho de 2023.
Concurso de Admissão ao Colégio Militar de São Paulo 2023/2024
INFORMAÇÕES INICIAIS PARA O CONCURSO DE ADMISSÃO DO COLÉGIO MILITAR DE SÃO PAULO 2023/2024
1. Taxa de Inscrição:
R$ 95,00 (noventa e cinco reais).
2. Quantidade de vagas:
Colégio Militar de São Paulo (CMSP)
6º ano / EF: 20 vagas
3. Inscrições:
De 7 AGO 23 a 14 SET 23
4. Pedido de isenção da taxa de inscrição:
De 8 a 22 AGO 23
5. Resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição:
1º SET 23
6. Ambientação dos candidatos:
28 OUT 23
7. Realização do Concurso:
29 OUT 23
Acesse a página do CMSP regularmente, a fim de obter informações atualizadas.
https://cmsp.eb.mil.br/
- Veja Também:
- O sucesso das escolas cívico-militares: uma abordagem inovadora na educação brasileira
- Governador Tarcísio Anuncia Programa Estadual de Escolas Militares em São Paulo
- Dep. Leticia Aguiar questiona o fim do Programa de Escolas Cívico-Militares anunciado pelo MEC
- Veja como matricular seu filho em um Colégio Militar