Ícone do site Leticia Aguiar – Aqui é Trabalho

Innospace Brasil, com sede em São José dos Campos, lançará foguete em Alcântara-MA

Foguete Alcântara

A empresa espacial sul-coreana, INNOSPACE, que tem o foguete lançador HANBIT-TLV, assinou um acordo tecnológico com o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), para ensaios em voo. 

“O espaçoporto de Alcântara possui condições para abrigar diversas atividades relacionadas à atividade espacial, que vão além da colocação de satélites em órbita da Terra. Nesse caso, temos a situação exemplar em que serão testados tanto um veículo, como um sistema inercial, ambos em desenvolvimento. Temos certeza q essa iniciativa do DCTA e da Innospace inaugurará um novo capítulo em nossa história de acesso ao espaço”, declarou o presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura.

O foguete HANBIT-TLV levará a bordo a carga útil SISNAV, um sistema de navegação inercial que está sendo desenvolvido pelo DCTA e outras instituições.

Segundo Elcio de Oliveira, CEO da Innospace do Brasil em dezembro acontecerá o lançamento: “Nosso primeiro voo de teste da HANBIT-TLV está programado para o quarto trimestre de 2022 no Centro de Lançamento de Alcântara, no Brasil, que é um local de lançamento da Equatorial. Com este acordo, o HANBIT-TLV levará a bordo o SISNAV de carga, um sistema de navegação inercial que está sendo desenvolvido pela DCTA e outras instituições”, disse.

O primeiro voo de teste do foguete HANBIT-TLV está programado para ser lançado do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado em Alcântara (MA).

“Esse acordo é significativo, porque a INNOSPACE e o DCTA estão comprometidos com o desenvolvimento técnico e operacional mútuo, e uma parceria contínua”, disse Soo Jong Kim, CEO da INNOSPACE.

São José dos Campos é reconhecida como Capital Estadual da Indústria Aeroespacial e Capital do Avião – Polo Aeroespacial fabrica Foguete, Satélite e Avião

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou e o governador sancionou a Lei que denomina a cidade de São José dos Campos como Capital Estadual da Indústria Aeroespacial e Capital do Avião:  LEI Nº 17.418, DE 08 DE OUTUBRO DE 2021.

A deputada estadual Leticia Aguiar, que é natural de São José dos Campos, é autora do projeto de lei apresentado em 2019, e comemora o reconhecimento do Estado: “Fico feliz que o Estado de São Paulo, faça este reconhecimento mesmo que seja mais de 72 anos da implantação do DCTA e do ITA e mais de 52 anos depois da fundação da Embraer, São José dos Campos se desenvolveu a partir do desenvolvimento da indústria aeroespacial”, disse.

Leticia Aguiar teve como inspiração, o desejo e o legado do Engenheiro Coronel Ozires Silva, Fundador da Embraer; “Quando o Coronel Ozires me disse que se sentia frustrado pelo Governo não reconhecer oficialmente a vocação de São José dos Campos, apresentei o projeto de lei como uma forma de homenageá-lo, mas principalmente para criar uma nova oportunidade para o polo aeroespacial de São José dos Campos”, completou a deputada.

Para o Coronel Ozires Silva, o reconhecimento do estado pode criar novas oportunidades para a região do Vale do Paraíba: “Com a Lei, a vocação de São José dos Campos foi chancelada pela população do estado de São Paulo, de modo que o campo está aberto, aberto para iniciativas semelhantes e que possam proporcionar melhores oportunidades para todos os cidadãos das cidades que desejam conquistar um lugar de destaque entre as cidades do Brasil”, concluiu o Ex-Ministro da Infraestrutura.

Se existe um lugar onde a indústria genuinamente brasileira desenvolve tecnologia, produz, gera emprego e renda, este lugar é São José dos Campos (SP). Maior cidade da Região Metropolitana do Vale do Paraíba no interior paulista.

O setor aeroespacial e de defesa brasileiro vivem a expectativa de um longo período de oportunidades com os investimentos na Base de Alcântara no Maranhão, além do crescimento de outras empresas desse segmento no Vale do Paraíba.

Sair da versão mobile