A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu hoje (23) que todos os países trabalhem juntos para investigar as origens do coronavírus que causa a covid-19, um dia depois de a China rejeitar planos para mais checagens a laboratórios e mercados em seu território.
Os primeiros casos de covid-19 em humanos foram registrados na cidade de Wuhan, região central da China, em dezembro de 2019. A China várias vezes rechaçou teorias de que o vírus vazou de um laboratórios.
Este mês, a OMS propôs que as investigações na China prosseguissem, mas o vice-ministro da Comissão Nacional de Saúde do país, Zeng Yixin, disse na quinta-feira que não aceitaria a proposta como ela foi apresentada.
Ao ser questionado sobre a rejeição da China, o porta-voz da OMS, Tarik Jasarevic, disse durante uma reunião da ONU, em Genebra, que o objetivo não era encontrar culpados. “Isto não é sobre política, não é sobre encontrar culpados.”
“É basicamente um requisito que todos temos de tentar entender: como o patógeno entrou na população humana. Nesse sentido, os países têm a responsabilidade de trabalhar juntos e trabalhar com a OMS em espírito de parceria.”
Uma equipe liderada pela OMS passou quatro semanas em Wuhan e nos arredores com cientistas chineses e disse em um relatório conjunto, em março, que o vírus havia provavelmente sido transmitido de morcegos para humanos por meio de outro animal, mas que mais pesquisas eram necessárias para definir as origens do coronavírus.
- VEJA TAMBÉM
- Deputada Leticia Aguiar visita as cidades de Piratininga e Campos Novos Paulista
- Deputada Leticia Aguiar encontra Suéllen Rosim, prefeita de Bauru
- São Paulo libera Pfizer para grávidas que tomaram 1ª dose da vacina da AstraZeneca
- Seleção feminina goleia China na estreia do futebol brasileiro na Olimpíada
- Governo Bolsonaro distribui mais de 160 milhões de vacinas contra covid
- Deputada Leticia Aguiar visita APAE de Pederneiras
- PF apreende R$ 190 milhões em fraudes no enfrentamento da pandemia
- Presidente diz que deve vetar dinheiro para o fundo eleitoral
- Deputada Leticia Aguiar visita as cidades de Alumínio, Pilar do Sul e Mairinque
- Dep. Leticia Aguiar visita obras do Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia