O município de Botucatu, no interior paulista, registrou queda de 71,3% nos casos de covid-19 em seus moradores seis semanas após iniciar a vacinação em massa na população. Os dados são de um estudo realizado com o apoio do Ministério da Saúde sobre a eficácia da vacina da AstraZeneca/Oxford, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Brasil.
O início do programa de vacinação em massa ocorreu na cidade no dia 16 de maio, quando 65 mil moradores foram vacinados em um único dia. Até o momento, cerca de 77 mil moradores receberam, pelo programa, a primeira dose da vacina, cuja segunda dose é aplicada após 90 dias. Botucatu tem cerca de 150 mil habitantes, dos quais 106 mil são maiores de 18 anos.
Além da queda no número de casos, as internações decorrentes da doença também apresentaram queda na cidade: 46% a menos. “As vacinas são doses de esperança para a população brasileira. A diminuição dos casos com a primeira dose já mostra bons resultados do estudo em Botucatu, que serve de base para o resto do país”, destacou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
O estudo também investiga a eficácia da vacina contra as variantes da cepa original do novo coronavírus. No entanto, os resultados completos sobre o estudo ainda não foram divulgados.
- VEJA TAMBÉM
- Previsão do mercado financeiro para crescimento do PIB sobe para 5,05%
- Desenvolve SP oferece crédito para inovação e sustentabilidade para MPMEs
- Ex-aluna da rede estadual de Pindamonhangaba conquista bolsa de estudos na França
- Número de brasileiros com primeira dose de vacina supera 70 milhões
- Projeto que torna obrigatório ensino de libras para professores avança na ALESP
- Reforma Tributária: Guedes anuncia que faixa de isenção do IR será de R$ 2,5…
- Dep. Leticia Aguiar quer “Programa Escolhi Esperar” em todo o Estado de São Paulo
- Governo Federal doa R$ 11 milhões em equipamentos de segurança para 23 estados
- Em Guaratinguetá Bolsonaro diz que militares têm a obrigação de garantir a liberdade
- Deputada Leticia Aguiar participa da 5ª edição do curso Patamo da GCM