O Governo do Brasil instituiu o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares para levar a excelência, a disciplina, a qualidade e a segurança dessas instituições a pais, professores e alunos de escolas públicas de todo o Brasil.
Reconhecendo instituições de ensino que implantaram o modelo de gestão do programa na área educacional, didático-pedagógica e administrativa, o Ministério da Educação certificou, nesta quarta (24/11), 43 escolas de ensino básico da rede pública que aderiram à iniciativa no 1º ciclo, em 2020.
Durante o evento, que contou com a participação do Presidente Jair Bolsonaro e do ministro Milton Ribeiro, foram anunciadas 89 novas vagas do Pecim para 2022. Com isso, o Governo Federal antecipa, para 2022, a meta de ter 216 escolas cívico-militares que seriam implantadas até 2023.
Lançado em 2019, o Programa é uma parceria entre o Ministério da Educação e o Ministério da Defesa e tem por objetivo melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas.
Abaixo assinado Pecim: Eu quero uma Escola Cívico-Militar na minha cidade! – CLIQUE AQUI e saiba como ser o organizador de um abaixo assinado por uma Escola Cívico-Militar em sua cidade
Pontal realiza Audiência Pública para implantação de Escola Cívico-Militar
A reunião foi direcionada aos pais dos alunos da Escola Municipal Esméria Andrucioli do município de Pontal
A deputada estadual Leticia Aguiar participou da Audiência Pública para implantação da Escola Cívico Militar realizada no Ginásio de Esportes Adib Damião, no município de Pontal.
A parlamentar comunicou aos presentes que entregou pessoalmente, um pedido do Prefeito Zé Carlos, protocolado junto ao Ministério da Educação para que Pontal seja contemplada com um Escola Cívico-Militar através do PECIM do Governo Federal.
Na primeira consulta pública, realizada na cidade de Pontal, compareceram 42 pais/responsáveis, de um quadro de mais de 500 alunos matriculados na escola. Do total dos presentes 37 manifestações foram favoráveis ao Colégio Militar e apenas 3 contrárias.
Para a deputada Leticia Aguiar este é o início da transformação: “Eu sou uma grande defensora dos Colégios Militares acredito que esse modelo de ensino tem muito a contribuir com a educação. Por isso, apresentei o projeto de lei 295/19 na Alesp, para criação de escolas cívico-militares no estado de São Paulo, o projeto foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Esse será o primeiro passo para a transformação, uma educação de qualidade livre da doutrinação política partidária e ideológica valorizando os princípios da família, da pátria e respeito aos professores”, disse a parlamentar.
Nas redes sociais a deputada Leticia Aguiar externou seu agradecimento:
Nosso agradecimento ao Prefeito Zé Carlos, vice-prefeito João Henrique Pedro, Secretaria de Ensino Shirley Pedro Berchan, Secretário de Governo Benne Neves, Vereador Mercim do Bar e Vereadora Ângela Coelho e Diretora da Escola Municipal Esméria Andrucioli Sra Michela, por incentivar, apoiar e querer a verdadeira mudança na educação ressaltando o respeito, a pátria e a família.
Veja abaixo o vídeo da Audiência pública:
Saiba como e o que fazer para entrar em Escolas Cívico-Militares em 2022
Conheça a diferença entre a Escola Cívico-Militar do MEC e o Colégio Militar do Exército
- VEJA TAMBÉM
- Deputada Leticia Aguiar participa de Audiência Pública para implantação de Escola Militar em Pontal
- Governo envia ao Congresso projeto para facilitar acesso a crédito
- Dep. Leticia Aguiar participa do Congresso Brasileiro de Guardas Municipais
- Ministro pede apoio de servidores públicos à reforma administrativa
- Dep. Leticia Aguiar recebe medalha da Revolução Constitucionalista de 32
- Pró-Sangue promove Semana do Doador de Sangue 2021
- Dep Leticia Aguiar apresenta Projeto de Lei que reconhece como interesse cultural o “Caminho Passos de Padre Léo”