O Ministério da Saúde lançou hoje (29) um guia para estimular a população a praticar atividade física. Com a publicação, o ministério espera promover hábitos saudáveis e uma melhor qualidade de vida entre os brasileiros e reduzir o sedentarismo.
Cerca de 70 pesquisadores da área da atividade física e saúde, além de técnicos do ministério e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) participaram da elaboração do documento produzido em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Dividida em oito capítulos, a publicação orienta a prática de atividades físicas em diversos contextos, por diferentes grupos sociais e faixas etárias, com recomendações sobre quantidade, intensidade e exemplos de atividades.
O ministério vai distribuir 74 mil cópias do documento para secretarias estaduais e municipais de saúde; profissionais e usuários do Programa Academia de Saúde e de centros de reabilitação com foco na atenção às pessoas com deficiência visual e órgãos governamentais. Além do mais, o guia também estará disponível para download no site da pasta, também em versões de áudio e em braille, e traduzidos para o inglês e o espanhol.
Em São Paulo deputada quer que atividade física seja declarada essencial no estado
Não existe dúvida de que a prática de atividade física contribui sobremaneira para a manutenção da Saúde, reduz a depressão, segundo estudos já confirmados, e diminui o estresse, motivo pelo qual a deputada estadual Leticia Aguiar apresentou um projeto de lei classificando a prática de exercícios físicos como atividade essencial para o cidadão.
“Meu projeto regulamenta as medidas que devem ser tomadas em espaços abertos como academias ao ar livre, e nos espaços fechados como academias de ginástica, ginásios, clubes e etc”, disse a parlamentar
Ministério da Saúde espera influenciar as equipes de atenção à saúde primária
Segundo o secretário nacional da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Raphael Parente, o Ministério da Saúde espera influenciar o trabalho das equipes de atenção à saúde primária e a implementação de iniciativas de atividade física por estados e municípios.
“Os profissionais da atenção primária de diferentes formações poderão utilizar as recomendações para aconselhar os usuários do Sistema Único de Saúde [SUS] na prática de atividades físicas, reforçando os benefícios.”
Já a diretora do Departamento Nacional de Promoção de Saúde, Juliana Rezende, o estabelecimento de diretrizes voltadas à prática de atividades físicas é fundamental para reduzir o sedentarismo entre a população, e este é o primeiro documento oficial brasileiro com tal propósito.
De acordo com a diretora, o texto foi elaborado a partir de recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), da consulta pública a interessados no tema e revisão de estudos científicos recentes.
Presente à cerimônia de apresentação do guia, a representante da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Socorro Gross, parabenizou o ministério pela iniciativa, destacando a importância de políticas públicas voltadas a estimular a atividade física.
“A América é, infelizmente, a região mais obesa do mundo. E onde há uma redução [da frequência de] atividade física entre a população. Quatro em cada dez pessoas não fazem nenhuma atividade física que beneficie a saúde. E isto tem a ver com vários fatores”, comentou Socorro.
“Podemos envelhecer saudavelmente. E também melhorar a saúde mental de nossas crianças e jovens por meio da atividade física.”
- VEJA TAMBÉM
- Vacinação em massa, com apoio do Ministério da Saúde, reduz casos de covid
- Pandemia ainda provoca impactos no mercado de trabalho, diz Ipea
- Dep Leticia Aguiar pede que Guardas Municipais sejam incluídos em programa de crédito imobiliário
- Previsão do mercado financeiro para crescimento do PIB sobe para 5,05%
- Desenvolve SP oferece crédito para inovação e sustentabilidade para MPMEs
- Ex-aluna da rede estadual de Pindamonhangaba conquista bolsa de estudos na França
- Número de brasileiros com primeira dose de vacina supera 70 milhões
- Projeto que torna obrigatório ensino de libras para professores avança na ALESP
- Reforma Tributária: Guedes anuncia que faixa de isenção do IR será de R$ 2,5…
- Dep. Leticia Aguiar quer “Programa Escolhi Esperar” em todo o Estado de São Paulo
- Governo Federal doa R$ 11 milhões em equipamentos de segurança para 23 estados