Jacareí tem 53 bairros atingidos pelas chuvas com cerca de 200 desalojados

Prefeitura e Defesa Civil seguem atendendo a população

0
1489
Jacareí
No Jardim Alvorada (região oeste) a força das águas provocou estragos na rua

Aumentou o número de bairros atingidos e de pessoas desalojadas após as chuvas na cidade de Jacareí na região do Vale do Paraíba. De acordo com balanço divulgado pela Prefeitura Municipal, no início da tarde desta quinta-feira (27), já são 53 os bairros atingidos e cerca de 200 pessoas desalojadas. Elas seguiram para as casas de parentes e não há vítimas. No total a cidade já tem 28 pontos alagamento.

As chuvas que caíram com forte intensidade ma noite da última terça-feira (25) provocaram estragos em, ao menos, 40 bairros de todas as regiões da cidade. Entre os bairros atingidos pelas chuvas e com registro de ocorrências estão Rio Comprido e Cidade Salvador (região leste), Cidade Nova Jacareí, Terras da Conceição, Vila Ita, Terras de São João, Veraneio Ijal e Bandeira Branca (região oeste), Vila Guarani (região central) e o Jardim Colinas, na região sul da cidade.

MUITA ÁGUA
Segundo dados da Defesa Civil de Jacareí, a média de chuva registrada foi de 95 mm, sendo que o acumulado de três dias (25, 26 e 27) é de 110,5 mm, o que coloca a cidade numa situação de ‘atenção’. O total de chuva acumulada em fevereiro deste ano, até aqui, é de 302 mm (em 2019, nos 28 dias de fevereiro, o total acumulado foi de 189 mm). 

As chuvas também elevaram o nível do Rio Paraíba do Sul, chegando a 1,16 metros. De acordo com a Defesa Civil, o alerta é dado com 1,60 metros, ou seja, tecnicamente o nível das águas do rio que corta o município permanece a 44 cm do estado de ‘atenção’. 

Novo balanço divulgado pela Prefeitura Municipal, no início da tarde desta quinta-feira (27), informa que o total estimado de imóveis atingidos é de 65 casas. 

Bairros da região oeste estão entre os mais atingidos

Em entrevista à Rádio Piratininga (AM 750), o prefeito Izaias Santana (PSDB) confirmou que dois bairros da região oeste estão entre os mais afetados pelas chuvas: Vila Ita e Veraneio Ijal. “Infelizmente, são problemas crônicas da cidade que precisamos resolver”, afirmou. 

Izaias reiterou que as ocorrências registradas são, em sua maioria, taludes mal feitos ou muros de arrimos que foram insuficientes para conter a força das águas. Segundo Izaias, obras realizadas no Córrego do Turi, que corta praticamente toda a cidade, ajudaram a evitar um cenário ainda pior. “Se não tivéssemos feito os piscinões do Turi, a tragédia seria grande em razão do volume de água. Nesses três dias, choveu mais do que um mês inteiro”, comentou.

O prefeito de Jacareí salientou que obras por toda a extensão do Córrego do Tanquinho, responsável pelos alagamentos em boa parte dos bairros da região oeste, serão realizadas num prazo de dois anos. O projeto está prometido para até junho deste ano. “Temos uma licitação internacional pronta para fazer a drenagem, mas, enquanto isso, temos que resolver os problemas pontuais”, completou.

EDUCAMAIS
Duas unidades do EducaMais (no Centro e no São João), que possuem ginásio esportivos cobertos, estão preparadas para receber móveis e objetos e, em caso de necessidade, as famílias atingidas pelas chuvas. 

As aulas nestas duas unidades estão suspensas nesta quinta (27) e na sexta-feira (28).

Previsão é de mais chuva para os próximos dias
A previsão é de novos períodos de chuva para os próximos dias em Jacareí. De acordo com previsão do tempo, a frente fria irá atuar nesta quinta-feira (27), deixando o tempo chuvoso ‘com altos acumulados’. 

Na sexta-feira (28), as instabilidades diminuem, porém ainda há risco de ocorrências, devido ao solo encharcado. No sábado (29) e domingo (01/03), a cidade seguirá com tempo instável, com chuva ao longo do dia.

COMENTÁRIOS:

Por favor coloque seu comentário!
Por favor entre seu nome aqui