Palácio 9 de Julho, sede da ALESP, completa 52 anos

A construção de um prédio específico para receber a Assembleia Legislativa foi proposta em 1960 pelo então presidente da Alesp, Roberto Costa de Abreu Sodré

0
1064

A atual sede da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo foi inaugurada em 25 de janeiro de 1968. Foi a primeira sede planejada e cons­truída espe­cificamente para abrigar o Poder Legislativo do estado. Tudo no prédio foi previsto no projeto – desde a planta até o mobiliário, passando por paisagismo, iluminação, tapetes, materiais usados.

A construção de um prédio específico para receber a Assembleia Legislativa foi proposta em 1960 pelo então presidente da Alesp, Roberto Costa de Abreu Sodré. No fim daquele mesmo ano, o governador Carvalho Pinto decretou o destino do terreno onde seria construída a nova sede do Legislativo paulista. No ano seguinte, abriu-se um concurso público para a escolha do projeto arquitetônico.

Na noite de 14 de junho de 1961, o resultado do concurso foi divulgado em evento transmitido ao vivo pela TV Excelsior. Dos 46 projetos apresentados, o vendedor foi o projeto dos arquitetos Adolpho Rubio Moraes, Fábio Kok de Sá Moreira e equipe.

Depois de anos de obras, no dia 25 de janeiro de 1968, marcando o aniversário da cidade de São Paulo, foi inaugurada a nova sede da Assembleia Legislativa.

Alterações ao projeto

O projeto de 1961 passou por duas grandes alterações. Em 2006, o Plenário Juscelino Kubitschek foi reformado para modernização e adaptação para deficientes físicos. Recebeu um painel eletrônico por identificação digital e todo o mobiliário foi substituído. A obra foi concebida por Adolpho Rubio Morales, detentor dos direitos autorais da edificação.

Em 2009, foi inaugurado um prédio anexo, com mais gabinetes e um novo auditório para eventos. O projeto também foi de autoria do arquiteto Adolpho Rubio Morales.

Nova sede foi inaugurada em 25 de janeiro de 1968, marcando o aniversário da cidade de São Paulo

Sedes anteriores

O prédio no Ibirapuera é a quarta sede da Alesp. Vejam quais foram os locais onde a Assembleia se reuniu:

Pátio do Colégio – primeira sede do Legislativo paulista, desde sua inauguração, em 2 de fevereiro de 1835, até 1878.

Praça João Mendes – entre 1878 e 1937 a Assembleia Legislativa funcionou no prédio da Câmara Municipal, no Largo de São Gonçalo, atual Praça João Mendes. Em 1937, a Alesp foi fechada pelo Estado Novo. Reabriu em 1947.

Palácio das Indústrias – sede da Alesp entre 1947 a 1968.

Palácio 9 de Julho

A denominação do prédio se refere à data da Revolução Constitucionalista de 1932. Porém esse nome não se refere apenas ao prédio atual da Alesp. Sua sede anterior, no Palácio das Indústrias, também tinha a denominação de Palácio 9 de Julho nos anos em que a Assembleia lá se reunia.

COMENTÁRIOS:

Por favor coloque seu comentário!
Por favor entre seu nome aqui