O Santuário Nacional de Aparecida voltou a realizar missas com a presença de fiéis, nesta terça-feira (28), a basílica, que recebe anualmente 12 milhões de católicos de todo o Brasil, estava desde março sem celebrações com público após determinação da Justiça para atender as normas de prevenção à Covid-19.
O retorno dos fiéis às missas no Santuário segue regras de higienização e controle de acesso, com número máximo de mil pessoas por celebração – a lotação máxima da Basílica de Aparecida é de 35 mil pessoas.
Na manhã desta terça-feira durante a celebração das 6h45, cerca de 100 pessoas acompanharam a primeira missa com público. Apenas uma das alas da Basílica estava liberada mantendo-se o distanciamento entre os fiéis nos bancos.
Além das missas, também está reaberta a visitação à Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a Capela das Velas e também a Sala das Promessas, além da loja que comercializa velas. Os demais espaços, turísticos e comerciais, permanecem fechados e sem funcionamento.
A Basílica de Aparecida está aberta para visitação das 6h às 18h de segunda á sexta-feira e das 5h às 20h aos sábados e domingos.
O Santuário Nacional informou que reforçou as medidas de higienização, com a compra de novos totens de álcool em gel, bombas costais para higienização de grandes espaços e a aquisição de equipamentos de proteção individual para os funcionários. Além disso, houve treinamento para as equipes de atendimento direto ao público.