Semana Santa o seu significado religioso e 5 dicas para passar o feriado

0
1841
Semana santa

A Semana Santa é a semana reconhecida como ocasião em que é recordado o sacrifício de Jesus Cristo, sua morte e ressurreição, com o intuito de pagar o débito dos pecadores com Deus. Assim, por celebração a este momento, os cristãos guardam sua fé e buscam relembrar a data e seu significado. Neste ano de 2023, a Semana Santa será celebrada entre os dias 3 e 10 de abril.

História da Semana Santa

Primeiramente, os acontecimentos que narram os últimos momentos de Jesus Cristo podem ser encontrados nos quatro evangelhos presentes no Novo Testamento da Bíblia Sagrada. Livros de São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João. Todos esses livros narram, a sua maneira, os eventos da vida de Jesus, desde seu nascimento até sua morte e posterior ressureição. Pois bem, tendo isso posto, os livros bíblicos também retratam com muita importância a Semana Santa, constituída séculos depois.

Apenas em 325 depois de Cristo, quando o Concílio de Niceia, presidido pelo Imperador Constantino e organizado pelo Papa Silvestre I, instaurou a Semana Santa, que contempla o intervalo entre o Domingo de Ramos até o domingo de Páscoa, data em que é celebrada a ressureição. Nesta decisão de instituir no calendário oficial do Império essa semana como homenagem, as comemorações ocorriam apenas no Sábado de Aleluia e no domingo de ressureição. Além disso, no mesmo Concílio houve a adoção do catolicismo como religião oficial do Império Romano.

Assim como dito anteriormente, a Semana Santa contempla os sete dias existentes entre o Domingo de Ramos e de Páscoa. Portanto, cada dia é conhecido como uma data em específico.

O Domingo de Ramos representa a entrada do Messias em Jerusalém, para comemorar a Páscoa Judaica. A segunda-feira é reconhecida como o dia em que Maria ungiu Cristo, na terça-feira os cristãos relembram a passagem da figueira amaldiçoada por Jesus por não dar frutos. A quarta-feira é chamada o ‘Dia das Trevas’. A quinta-feira, por sua vez, é celebrada por ter ocorrido a última ceia de Cristo com os apóstolos.

Por fim, a sexta-feira é o dia da crucificação e morte de Jesus. O Sábado de Aleluia, comumente conhecido, é o dia que antecede a Páscoa e a ressureição de Jesus Cristo. Os cristãos do mundo todo concentram suas orações em gratidão ao sacrifício de Cristo a fim de pagar a dívida dos pecadores para com Deus. Finalizando, o domingo simboliza a ressureição de Jesus Cristo.

Feriado no Brasil

No Brasil, a Semana Santa é celebrada por cristãos de todo o país, que professam sua fé. A quinta-feira, dia da Santa Ceia, representa também o findar da quaresma, período iniciado na Quarta-Feira de Cinzas, contendo 40 dias de duração, celebrado principalmente por seguidores do catolicismo. Durante este período, os católicos procuram se purificar e seguir os ensinamentos de Cristo com maior devoção.

Dentro do período de sete dias da Semana Santa, dois dias são considerados feriados nacionais no Brasil. Sendo eles a sexta-feira da paixão, que em 2023 será celebrada no dia 7 de abril e a Páscoa, que será celebrada no dia 9 de abril, domingo.

5 Dicas para aproveitar o feriado da Sexta-feira Santa e da Páscoa

Ida à Igreja

Para muitos cristãos, tanto na Sexta-Feira Santa, mas principalmente no domingo de Páscoa, celebrações e atos solenes são realizados nas igrejas e templos religiosos. Assim, para aqueles que fazem parte do rol de membros do corpo religioso, a Páscoa em comunhão com outros irmãos na fé pode representar momentos únicos e de grande alegria para os participantes.

Assistir filmes ou documentários acerca das datas

Outra maneira de estar ligado com a fé mesmo em casa e sentado no sofá, é assistindo a filmes e documentários que tratam da Semana Santa. Muitas vezes, canais abertos e fechados (TV por assinatura), transmitem filmes que representam a vida e obra de Jesus Cristo, além do seu sofrimento, morte e ressurreição. Filmes como ‘A Paixão de Cristo’, de 2004, dirigido por Mel Gibson e ‘O Filho de Deus’, de 2014, dirigido por Cristopher Spencer, são exemplos de grandes produções que tratam da história de Cristo.

Com relação a documentários, The Face of Mercy (2016), narrado por Jim Caviezel, o Jesus, de ‘A Paixão de Cristo’, relata a devoção à Divina Misericórdia, que surgiu das experiências espirituais de Santa Faustina Kowalska e de algumas das surpreendentes histórias de perdão inspiradas em sua mensagem.

Lendo a Bíblia

Não há nada melhor do que os textos originais para se ler e compreender os últimos momentos de Jesus Cristo na Terra. Por conta disso, ler os livros bíblicos que relatam esses momentos ímpares, em especial a Semana Santa,  promove ao fiel entender como acontecimentos tão importantes para a história do cristianismo se sucederam.

Os livros bíblicos que contam acerca da Semana Santa são os quatro primeiros livros do Novo Testamento, de autorias de São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João.

Troca de Ovos de Páscoa

A troca e o presenteio de ovos chocolate se tornou tradicional na época da Páscoa. O costume surgiu entre os povos egípcios, persas e germânicos, que já há muito tempo presenteavam uns aos outros com ovos de galinha coloridos, pintados a mão.

Depois, no século XII, o rei francês, Luís VII, regressou do combate da segunda cruzada contra os muçulmanos. Apesar dos registros mostrarem que a ida ao oriente foi um fracasso, Luís voltou e foi recebido com festa por seu povo. Assim, o rei decidiu dividir com a população metade do que tomou dos inimigos, sendo em grande parte, ovos. Os presentes foram entregues no período no qual a quaresma chegara ao fim, dando início ao popular costume dos dias atuais.

Hoje, a prática da troca de ovos é feita com ovos de chocolate e tornou-se comercial, onde existem ovos de diversos tamanhos, sabores, consistências, maior ou menor teor de açúcares, entre outras especificações.

Aproveitar o tempo livre

Feriado – para a maioria das pessoas -, é sinônimo de tempo livre. Aproveitando a sexta-feira sem deveres com o trabalho, escola ou faculdade, é possível utilizar esse dia para relaxar, fazer outras tarefas, passar o tempo com a família, jogar, assistir filmes, fazer exercícios, descansar, viajar, passear em parques e outros locais de recreação, entre outras atividades de lazer.

COMENTÁRIOS:

Por favor coloque seu comentário!
Por favor entre seu nome aqui