Semana Santa: veja os 8 motivos, apresentados pelo Papa Francisco, para rezar a Via-Sacra

Apesar de ser conhecida por ser rezada especialmente nas Igrejas e em comunidade, esta prática pode sim ser feita em casa

0
201
Via-Sacra

Como muitas das nossas tradições católicas, A Via-Sacra pode ser rica, profunda e repleta de sentido, mas, ao mesmo tempo, podemos perder a visão do que ela significa e de como relacioná-la com a nossa vida cotidiana.

Durante este período de quarentena e isolamento social muitas pessoas tem dúvidas de como podem fazer suas orações em casa ou em Família. a pergunta mais comum é: Posso rezar a Via-Sacra em casa?

Sim! Apesar de ser conhecida por ser rezada especialmente nas Igrejas e em comunidade, esta prática pode sim ser feita em casa, ou sozinho e em qualquer época do ano!

Na Internet existem diversos roteiros meditativos para se rezar em casa. Claro, é importante conhecer as fontes, e podem existir alguns mais longos ou complexos que outros.

Durante seu discurso na JMJ no Rio em 2013, o Papa Francisco apresentou 8 motivos pelos quais, segundo ele, deveríamos rezar a Via-Sacra.

Confira:

1. A Via-Sacra nos ajuda a colocar nossa confiança em Deus

“Na Cruz de Cristo, está todo o amor de Deus, está a sua imensa misericórdia. E este é um amor em que podemos confiar, em que podemos crer. Confiemos em Jesus, abandonemo-nos a Ele, porque nunca desilude ninguém! Só em Cristo morto e ressuscitado encontramos a salvação e a redenção.”

2. A Via-Sacra nos mostra nosso lugar na história

“E você qual destes quer ser? Como Pilatos, como o Cireneu, como Maria? Agora Jesus está olhando para você e lhe diz: Quer ajudar-me a carregar a Cruz? Irmãos e irmãs, com toda a sua força jovem, que lhe respondem?”

3. A Via-Sacra nos recorda que Jesus sofre conosco

“Na Cruz de Cristo, está o sofrimento, o pecado do homem, o nosso também, e Ele acolhe tudo com seus braços abertos, carrega nas suas costas as nossas cruzes e nos diz: Coragem! Você não está sozinho a levá-la! Eu a levo com você. Eu venci a morte e vim para lhe dar esperança, dar-lhe vida.”

4. A Via-Sacra nos convida à ação

“Mas a Cruz de Cristo convida também a deixar-nos contagiar por este amor; ensina-nos, pois, a olhar sempre para o outro com misericórdia e amor, sobretudo quem sofre, quem tem necessidade de ajuda, quem espera uma palavra, um gesto; a Cruz nos convida a sair de nós mesmos para ir ao encontro destas pessoas e lhes estender a mão.”

5. A Via-Sacra nos ajuda a tomar uma decisão a favor de (ou contra) Jesus

“[A Cruz] revela um julgamento: Deus, ao nos julgar, nos ama. Lembremos disso: Deus nos julga amando-nos. Se eu aceito seu amor, então sou salvo; se o rejeito, então me condeno. Não é Ele que me condena, sou eu mesmo, porque Deus nunca condena, Ele só ama e salva.”

6. A Via-Sacra revela a resposta de Deus ao mal no mundo

“A Cruz é a palavra por meio da qual Deus respondeu ao mal no mundo. Algumas vezes, parece que Deus não reage diante do mal, parece que fica em silêncio. No entanto, Deus falou, respondeu, e sua resposta é a Cruz de Cristo: uma palavra que é amor, misericórdia, perdão.”

7. A Via-Sacra nos dá a certeza do amor de Deus por nós

“O que a Cruz deu aos que olharam para ela, aos que a tocaram? O que a Cruz deixou em cada um de nós? Ela nos dá um tesouro que ninguém mais pode dar: a certeza do amor fiel que Deus tem por nós.”

8. A Via-Sacra nos guia da cruz à Ressurreição

“Ó Jesus, guiai-nos da Cruz à Ressurreição, e ensinai-nos que o mal não tem a última palavra, mas sim o amor, a misericórdia e o perdão. Ó Cristo, ajudai-nos a exclamar outra vez: ‘Ontem fui crucificado com Cristo, hoje sou glorificado com Ele. Ontem morri com Ele, hoje vivo com Ele. Ontem fui enterrado com Ele, hoje ressuscito com Ele’.”

COMENTÁRIOS:

Por favor coloque seu comentário!
Por favor entre seu nome aqui