A taxa de desocupação no país, entre novembro de 2020 e janeiro deste ano, ficou em 14,2%. O dado faz parte da Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua), divulgada hoje (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa de desocupação é o percentual de pessoas da força de trabalho que estão desempregadas. Segundo o estudo trimestral, a população desocupada no período chegou a 14,3 milhões de pessoas.
Desde que a PNAD Contínua foi criada, em 2012, a taxa só fica atrás dos 14,3% registrados entre agosto e outubro do ano passado.
A população ocupada registrou um aumento de 2%, somando 86 milhões de pessoas, 1,7 milhão a mais que no trimestre anterior.
Já a população desalentada, aquela que desistiu de procurar emprego, somou 5,9 milhões de pessoas, e ficou praticamente estável em comparação ao período anterior. Entretanto, ficou 25,6% acima do mesmo período do ano anterior.
Os números da PNAD Contínua também mostram uma estabilidade na comparação do número de trabalhadores com carteira assinada deste trimestre com o anterior: 29,8 milhões de pessoas. O número exclui os empregados domésticos, que somaram 4,9 milhões no período, um crescimento 4,5% em relação ao trimestre anterior.
Segundo o estudo do IBGE, 34,1 milhões de trabalhadores estão na informalidade, significando 39,7% da população ocupada. No trimestre anterior, esse percentual somava 38,8%.
A renda dos brasileiros caiu 2,9% no último trimestre calculado pela PNAD Contínua, registrando RS$ 2.521.
- SAIBA MAIS
- Pagamento do novo auxílio emergencial começa na próxima terça-feira
- Não foi golpe! Veja os 12 acontecimentos que levaram à revolução de 1964
- Medida agiliza distribuição de medicamentos do kit intubação
- Bolsonaro assina MP para melhoria do ambiente de negócios no Brasil
- No Senado, governo diz que 2 novas vacinas nacionais estão avançadas
- Anvisa autoriza teste em humanos do soro contra Covid-19 do Instituto Butantan
- Anvisa recebe pedido de uso emergencial da vacina Janssen
- Governo e Congresso Nacional criam comitê de combate à covid-19
- Dep. Leticia Aguiar pede implantação de 200 vagas no Programa Frente de Trabalho em Aparecida