Quais as vantagens e desvantagens de ser um microempreendedor individual (MEI)

Saiba quais são as vantagens e desvantagens de ser um MEI

513
Micro empreendedor individual MEI
Teletrabalho, home office ou trabalho remoto.

Ser um Microempreendedor Individual (MEI) no Brasil oferece várias vantagens para quem deseja empreender de forma simplificada. Aqui estão algumas das principais vantagens:

Formalização simplificada: O processo de formalização como MEI é rápido, fácil e gratuito. Você pode se inscrever pela internet, sem a necessidade de contratar serviços de contabilidade.

CNPJ e emissão de notas fiscais: Ao se tornar um MEI, você recebe um CNPJ, o que permite emitir notas fiscais para seus clientes. Isso oferece mais credibilidade e profissionalismo aos seus negócios.

Benefícios previdenciários: Como MEI, você tem acesso a benefícios previdenciários, como aposentadoria por idade, auxílio-doença, salário-maternidade e pensão por morte. É importante pagar mensalmente a contribuição previdenciária para ter direito a esses benefícios.

Baixo custo de tributação: O MEI possui um regime tributário simplificado, pagando um valor fixo mensal de impostos, chamado de DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). Esse valor engloba impostos federais, estaduais e municipais, além da contribuição previdenciária.

Acesso a serviços bancários e linhas de crédito: Ao ter um CNPJ como MEI, você pode abrir uma conta bancária empresarial, facilitando a gestão financeira do seu negócio. Além disso, existem linhas de crédito específicas para MEIs, que podem ajudar no crescimento e investimento na empresa.

Facilidade de contratação de um empregado: O MEI pode contratar até um empregado, embora seja possível contratar um empregado como MEI, é importante estar ciente das responsabilidades e obrigações trabalhistas envolvidas. Recomenda-se buscar orientação de um contador ou profissional especializado para garantir o cumprimento correto das normas.

Desvantagens em ser MEI

  1. Limite de crescimento da empresa:
    Não é permitido ter filiais. Caso a empresa cresça, se encaixará em outra categoria tributária, devendo se enquadrar como microempresa ou empresa de pequeno porte.
  2. Limite de renda anual:
    O microempreendedor pode faturar até R$ 81 mil anualmente. É o máximo que você poderá receber com seu negócio, apesar do valor já ser suficiente para alguns.
  3. Aposentadoria limitada: Apesar da facilidade, algumas especificações da aposentadoria do MEI podem gerar dor de cabeça. Seu valor é de apenas um salário mínimo e só pode ser solicitada de acordo com o tempo de serviço ou por invalidez.

Ainda assim, as vantagens em se criar um MEI são bem mais numerosas do que as desvantagens!