A nova edição do regulamento do Indicador de Governança (IG Sest), publicada pelo Ministério da Economia em parceria com o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, determina que órgãos da administração pública vinculados ao governo federal deverão criar mecanismos para respeitar e promover iniciativas relacionadas aos direitos humanos.
Segundo o documento, que pode ser lido na íntegra no site do Ministério da Economia, as ações serão avaliadas anualmente e receberão um índice de cumprimento e conformidade com as exigências, além de incentivos à práticas inovadoras que possam aprimorar o respeito aos direitos humanos em serviços públicos.
“Nesta edição do IG Sest poderemos conhecer e reconhecer as práticas nessa temática de empresas e direitos humanos. É nosso desejo que as empresas estatais vinculadas ao governo federal estejam na vanguarda da promoção, do respeito e da proteção dos direitos humanos para o ambiente corporativo”, afirma Mariana Neris, secretária Nacional de Proteção Global do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.
Com a determinação, afirma Mariana, os órgãos públicos deverão seguir o conceito de governança determinado pelo decreto n°. 9.203 de 2017, que define “conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade.”
Na prática, empresas deverão criar canais de denúncia para receber queixas sobre integridade e ética de servidores no desempenho das funções, além da criação de mecanismos que permitam denúncias sem retaliação. O acesso feminino a cargos de liderança, diversidade racial em contratações e pluralidade também serão avaliados.
- VEJA TAMBÉM
- Leticia Aguiar, Ana Campagnolo e Eliana Ribeiro fazem LIVE contra a sexualização infantil
- Brasil receberá 7 milhões de doses da vacina da Pfizer antecipadamente
- São Paulo terá Vale Gás que vai beneficiar população em situação de vulnerabilidade
- Dep. Leticia Aguiar destina mais de R$ 3,5 milhões em recursos para São José dos Campos…
- Pfizer vai entregar 2,4 milhões de doses nesta semana
- Deputada Leticia Aguiar fiscaliza verbas destinadas à Prefeitura de São José dos Campos
- Aumentam casos de violência contra pessoas idosas no Brasil
- Aneel prorroga proibição de corte de luz por inadimplência
- Leticia Aguiar destina mais de R$ 2 milhões em recursos para Saúde de 21 municípios…