Carreta da Mamografia estará em Barrinha e Natividade da Serra

Carretas estarão atendendo na região do Ibirapuera, na Capital, excepcionalmente no próximo domingo dia 8 de março

0
1228
Carreta da mamografia

A Carreta da Mamografia estará atendendo mulheres para realização de exames de prevenção ao câncer de mama, nas cidades de Barrinha na região de Ribeirão Preto e Natividade da Serra na Região do Vale do Paraíba, entre os dias 2 e 8 de março.

O serviço-móvel oferece mamografias gratuitamente, sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade.

As carretas ficam em cinco cidades até este sábado (7) e em função do Dia Internacional da Mulher, quatro carretas estarão atendendo na região do Ibirapuera na Capital Paulista excepcionalmente no domingo dia 8 de março (veja quadro abaixo). As senhas para atendimento são distribuídas por ordem de chegada.

A deputada estadual Leticia Aguiar solicitou ao Governo do Estado o envio da Carreta da Mamografia para os seguintes municípios em negrito algumas das cidades que já foram atendidas: 

MauáCarapicuíba, Tambaú, Votorantim, Arujá, ItuveravaNovo Horizonte, Pradópolis, Orlândia, Pontal, Jaboticabal, Pitangueiras, Brodowski, Nuporanga, Morro Agudo, Monte Azul Paulista, Monte Alto, Mococa, Luís Antônio, Jardinópolis, Ipuã, Guatapará, Guariba, Guará, Guaíra, Dumont, Cravinhos, Altinópolis, Barrinha, Batatais, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Aparecida, Arapeí, Areias, Bananal, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Canas, Caraguatatuba, Cruzeiro, Cunha, Guaratinguetá, Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Lagoinha, Lavrinhas, Ilhabela, Lorena, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Paraibuna, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Queluz, Redenção da Serra, Roseira, Santa Branca, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São José do Barreiro, São José dos Campos, São Luís do Paraitinga, Silveiras, São Sebastião, Taubaté ,TremembéUbatuba, Taiuba, Serrana, Serra Azul, São Simão, São Joaquim da Barra, Santo Antônio da Alegria, Santa Cruz da Esperança, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa de Viterbo e Sales Oliveira.

As solicitações foram protocoladas na Alesp e seguiram para análise do Governo do Estado. Veja no final da matéria a lista de cidades no mês de fevereiro.

O veículo oferece exames de mamografia de segunda a sexta-feira, das 9h à 18he aos sábados, das 9h às 13h. As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.

O atendimento realizado pela carreta da mamografia é destinado ao público geral com idades entre 50 e 69 anos. “Quanto maior a idade, maiores as chances de ter câncer de mama. Não existem sintomas fáceis de identificar, porque o câncer de mama pode ser silencioso”, diz o mastologista Luiz Henrique Gebrim. Ele alerta, no entanto, que mulheres de todas as idades podem ser atingidas pela doença.

Por essa razão, a carreta também atende mulheres mais jovens, mas, neste caso, é obrigatório levar o pedido médico (que pode ser emitido por profissional da rede pública ou particular), além do RG e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O exame salva vidas. A mamografia faz uma detecção precoce, o que não impede que o câncer apareça, mas a descoberta num estágio inicial impede que ele evolua”, explica a supervisora do Mulheres de Peito, Fabiana Angélica de Oliveira.

Programação das carretas da Mamografia

COMENTÁRIOS:

Por favor coloque seu comentário!
Por favor entre seu nome aqui