Como surgiu o Dia dos Pais?

No Brasil o Dia dos Pais surgiu após um concurso para homenagear o pai com maior número de filhos, o mais jovem e o mais velho

0
258
Dia dos Pais

Ao redor do mundo, as comemorações do Dia dos Pais são feitas em datas diferentes, conforme a história e as tradições de cada país.

Em alguns países da Europa, como Itália, Espanha e Portugal, o Dia dos Pais é comemorado no dia de São José, 19 de março. Pois José em seu dever de proteger Jesus, educando-o para crescer em idade, sabedoria e graça, ele tornou-se modelo para todo educador, em particular para todo pai. São José é o modelo de educador e de pai. Naqueles anos, José ensinou a Jesus também o seu trabalho e Jesus aprendeu a ser carpinteiro com seu pai José.

Dia dos Pais nos Estados Unidos, surgiu em 1909, quando Sonora Louise Smart Dood, filha de um ex-combatente da Guerra Civil Americana, resolveu homenagear seu pai. Assim como no caso do Dia das Mães, a data foi pensada com o intuito de fortalecer os laços familiares.

O desejo de Sonora, era agradecer ao pai pela dedicação aos filhos após ter perdido sua esposa no nascimento de seu sexto filho. Ele teria criado os filhos sozinho e era visto pela filha como um herói.

Em 1910, com a ajuda de uma entidade de jovens cristãos de sua cidade, Sonora enviou à Associação Ministerial de Spokane, em Washington, a sua petição para que a data se tornasse oficial. Assim, o primeiro Dia dos Pais foi comemorado no dia 19 de junho de 1910, aniversário do pai de Sonora.

Depois da primeira celebração, a data difundiu-se por todo o estado de Washington e, em seguida, por todas as regiões dos Estados Unidos. Desde então, o Father’s Day (Dia dos Pais) é celebrado por lá no terceiro domingo do mês junho. No entanto, a data só foi oficializada em território estadunidense em 1966, pelo Presidente Richard Nixon. Em 1972, tornou-se feriado nacional.

Dia dos Pais no Brasil

Em solo brasileiro, as primeiras comemorações do Dia dos Pais datam do início da década de 1950. Em 14 de agosto de 1953, o publicitário Sylvio Bherinh preparou um concurso para homenagear três tipos de pais: com maior número de filhos, o mais jovem e o mais velho. Na ocasião, foram premiados um pai com 31 filhos, outro com 16 anos e, por último, um pai com 98 anos.

Várias entidades da imprensa reuniram-se para promover o evento, o que causou grande repercussão.

Após a realização do concurso, o Dia dos Pais no Brasil passou a ser comemorado no segundo domingo do mês agosto, como permanece até hoje.

COMENTÁRIOS:

Por favor coloque seu comentário!
Por favor entre seu nome aqui