Covid-19: mortes no interior de SP ultrapassam a capital e regiões entram em alerta

Estão em alerta as regiões do Vale do Ribeira, Ribeirão Preto, Vale do Paraíba, Franca e Piracicaba.

0
646
Mais casos no interior
Pesquisadores da rede pública de saúde do Distrito Federal estudam evolução do coronavírus, causador da Covid-19, em pacientes.

O Governo do Estado colocou, nesta segunda-feira (20), três regiões do interior de SP em ‘alerta’ para a disseminação da Covid-19. A doença segue batendo recordes negativos nessas regiões, com mais casos confirmados e mortes a cada dia.

A situação de ‘alerta’ pode levar as regiões a ter um endurecimento na flexibilização do Plano São Paulo, caso os números continuem crescendo exponencialmente. A próxima classificação do plano será feita em 24 de julho. As cidades que estão na fase laranja podem recuar para a fase vermelha, se a situação piorar.

Pela primeira vez, desde o início da pandemia, o interior SP ultrapassou a região da Grande São Paulo (excluída a capital paulista) em número de mortes provocadas pelo novo coronavírus. A informação foi divulgada hoje (20) pelo secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

O interior contabilizou 5.612 óbitos, ultrapassando os 5.318 registrados na região metropolitana. Até este momento o estado contabiliza 19.788 mortes no total, sendo 8.858 delas ocorridas na capital.

“Crescimento se dá em diversas regiões e temos uma melhora significativa nas regiões de Sorocaba e Campinas, que tiveram novos leitos e endurecimento nas restrições, como em Araçatuba, Baixada Santista, Barretos e Marília”, disse Marco Vinholi, secretário estadual de Desenvolvimento Regional.

“Estão em alerta as regiões do Vale do Ribeira, Ribeirão Preto, Vale do Paraíba, Franca e Piracicaba. As outras regiões seguem com estabilidade nos seus números”, completou.

Marco Vinholi – secretário estadual de Desenvolvimento Regional.

Em relação aos casos, o interior alcançou o número registrado na capital. “O interior alcançou o número de casos da capital. São 40% de casos no interior hoje e 40% na capital, com 166 mil em cada uma dessas regiões. Essa evolução veio se dando ao longo do último período”, disse Vinholi. O restante está na Grande São Paulo. O estado registrou 416.434 casos confirmados do novo coronavírus até agora.

Ainda segundo o secretário, o estado contabilizou, na última semana, uma queda de 17% nos números de novos casos de infecção pelo novo coronavírus. “Isso representa uma evolução dada no Plano São Paulo e dos indicadores do estado no último período”, disse.

COMENTÁRIOS:

Por favor coloque seu comentário!
Por favor entre seu nome aqui