Dep. Leticia Aguiar participa da formatura da residência médica do Hospital Municipal SJC

Os residentes vieram de vários estados do país, como Minas Gerais, Bahia, Paraná, Mato Grosso e Distrito Federal, além de municípios de São Paulo

590
Residência Médica Hospital Municipal de São José dos Campos

A convite da Prefeitura Municipal, a deputada estadual Leticia Aguiar prestigiou a formatura de 33 médicos do programa de residência médica do Hospital Municipal de São José dos Campos.

O Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence formou nova turma de médicos residentes, especialistas em 11 áreas da medicina. A cerimônia de formatura foi realizada nesta sexta-feira (24), em evento na Câmara Municipal. 

Com a formatura, 33 médicos encerraram seu período de especialização nas áreas de Anestesiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Básica, Clínica Médica, Medicina Intensiva Adulto, Medicina Intensiva Pediátrica, Neonatologia, Neurologia, Obstetrícia e Ginecologia, Ortopedia e Pediatria.

“A residência é uma experiência fundamental para o médico. É um período que abdicamos de várias coisas para sermos profissionais melhores e, pelas experiências que passamos, terminamos a residência sendo pessoas melhores também”, disse a médica Maria Teresa Santos Oliveira, que concluiu a especialização em Medicina Intensiva Adulto e foi a oradora da turma.

A deputada Leticia Aguiar destacou a importância da formação dos profissionais da Saúde que dedicaram suas vidas no combate a Pandemia, e usou as redes sociais para registrar o evento e parabenizar médicos, prefeitura e a direção do HM: “Parabéns ao Dr. Carlos Alberto Maganha, diretor técnico do Hospital Municipal pela formação desses jovens médicos. Agradeço a Secretária de Saúde do Município, Margarete Correa pelo carinho e dedicação nessa missão pela saúde”, escreveu a parlamentar.

Seleção

Os residentes vieram de vários estados do país, como Minas Gerais, Bahia, Paraná, Mato Grosso e Distrito Federal, além de municípios de São Paulo. Eles foram aprovados em um processo seletivo do HM. O tempo de residência variou de acordo com a especialidade escolhida.

A seleção para residentes do HM atrai cerca de 500 candidatos todos os anos. O programa começou em 2000, inicialmente em 3 áreas e hoje abrange 11 especialidades credenciadas pela Comissão Nacional de Residência Médica.

Maria Teresa veio de Taubaté, também foi aprovada na seleção de outro hospital, mas escolheu o HM por considerar uma oportunidade maior de aprendizagem. “Minha doação foi grande, mas também recebi muito em troca, da parte de professores e de pacientes. Foi uma troca intensa”, afirmou.

“Desejo que os formandos levem na mente a lembrança de todos do Hospital Municipal que compartilharam momentos de aprendizado com eles e no coração o respeito, humildade e humanização no atendimento a cada paciente”, afirmou o médico Afonso Guedes, coordenador da Comissão de Residência Médica do HM.

O Hospital Municipal, mantido pela Prefeitura de São José dos Campos e gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), já formou mais de 500 médicos residentes.