O programa “Mulheres de Peito”, que oferece mamografias gratuitas e sem necessidade de pedido médico para mulheres de 50 a 69 anos, conta agora carretas circulando pelos municípios de São Paulo, o que fará com que os municípios que mais necessitam realizar exames sejam atendidos pelo programa até o final de 2023.
A deputada Leticia Aguiar solicitou ao Governo do Estado de São Paulo o envio da “Carreta da Mamografia” para diversas cidades em várias regiões do Estado.
“O câncer de mama é a maior causa de morte por tumores em mulheres no Brasil e também em São Paulo. Disponibilizar esse exame para as mulheres é fundamental, pois quanto antes for diagnosticado o tumor, maiores são as chances de um tratamento efetivo”, disse a deputada Leticia Aguiar.
As Carretas possuem além de um mamógrafo, são também equipadas com aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.
As carretas funcionam em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (Fidi), responsável por fornecer equipamentos para auxilio de diagnóstico a diversos hospitais estaduais. Cabe ao parceiro, ainda, disponibilizar uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.
A deputada Leticia Aguiar solicitou o envio da Carreta da Mamografia para os seguintes municípios:
▪️CAMPOS NOVOS PAULISTA
▪️OSVALDO CRUZ
▪️MARÍLIA
▪️OURINHOS
▪️CÂNDIDO MOTA
▪️ECHAPORÃ, ASSIS E PLATINA
▪️FLORIDA PAULISTA
▪️HERCULÂNDIA, QUINTANA E QUEIROZ
▪️UBIRAJARA
▪️PACAEMBU
▪️VERA CRUZ E OCAUÇU
▪️PALMITAL E IBIRAREMA
▪️JULIO MESQUITA E ORIENTE
▪️ALUMÍNIO
O programa
O Mulheres de Peito tem por objetivo incentivar mulheres a realizar o exame para diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama. As carretas oferecem exames de mamografias gratuitamente para mulheres de 50 a 69 anos sem necessidade de pedido médico ou agendamento. Para ter acesso ao serviço, basta apresentar RG e cartão SUS.
As mulheres com idade entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos também podem passar por consultas, desde que apresentem a solicitação médica do exame, RG e cartão do SUS.
Os exames são realizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e, aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados. As unidades móveis podem atender até 50 pessoas por dia e por ordem de chegada nos dias de semana. Aos sábados, são 25 atendimentos, também por ordem de chegada.
- Veja Também:
- Prefeitura de São José dos Campos abre inscrição para 40 vagas na Guarda Municipal
- Em Olímpia, deputada Leticia Aguiar apresenta palestra sobre as ações em prol das Guardas Municipais
- Saiba como se cadastrar no Programa Jovem Aprendiz Paulista
- Deputada Leticia Aguiar participa de encontro sobre Missão, Propósito e Carreira em Taubaté
- Recursos destinados pela deputada Leticia Aguiar auxiliam novas instalações da Associação Guadalupe