Ícone do site Leticia Aguiar – Aqui é Trabalho

Deputados do PDO recebem apoio do CRM para fiscalizar hospitais

Deputados PDO

Parlamentares em defesa do Orçamento visitam CREMESP

Os deputados do PDO (Parlamentares em Defesa do Orçamento) reuniram-se, nesta terça-feira, 26, com a diretoria do Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) para pedir apoio técnico na fiscalizar hospitais.

A ideia é firmar um acordo de cooperação para que um conselheiro acompanhe as diligências do grupo a equipamentos de saúde e hospitais de campanha a fim de emitir um parecer técnico.

Segundo a deputada Leticia Aguiar (foto), para fiscalizar é imprescindível ter orientação técnica qualificada: “O objetivo do PDO é buscar orientações técnicas para que possamos reafirmar nossa missão de fiscalização com credibilidade e compromisso com a verdade” declarou.

Este trabalho conjunto entre os deputados estaduais, membros do PDO e a CREMESP, dará ainda mais condições aos parlamentares de avaliar a real situação do local de trabalho dos profissionais da saúde que estão na linha de frente da Covid19 e celeridade para tomar as medidas cabíveis perante o gestor de saúde pública caso haja qualquer indício de irregularidade.

O PDO tem o objetivo de fiscalizar a correta aplicação dos recursos públicos durante a pandemia da Covid19. É formado pelos deputados Sargento Neri, Márcio Nakashima, Coronel Telhada, Adriana Borgo, Leticia Aguiar, Ed Thomas, Coronel Nishikawa, Conte Lopes e Tenente Coimbra.

CREMESP

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) é uma autarquia federal, sem fins lucrativos, fundada no dia de 30 de setembro de 1957. O Cremesp trabalha em benefício da sociedade, na supervisão da ética profissional médica por meio de ações: 

• Regulamentadoras, com a formulação de resoluções e pareceres;
• Fiscalizadoras das condições de trabalho médico em instituições de saúde;
• Judicantes, no recebimento de denúncias e apuração dos casos e abertura de sindicâncias e processos ético-profissionais;
• Cartoriais, com o registro de cerca de 134 mil profissionais ativos e aproximadamente 50 mil empresas ativas, e ações educacionais, com o estímulo à educação continuada;
• Políticas para a promoção da saúde.

O Cremesp é composto por 40 conselheiros eleitos entre médicos do Estado de São Paulo e dois indicados pela Associação Paulista de Medicina, totalizando 42 conselheiros, com mandato de cinco anos de representação. Entre os conselheiros, são eleitos 13 deles para compor a Diretoria, com mandato de 30 meses. Ou seja, há uma alternância de cargos entre os membros do Conselho na metade do período da gestão. 

O Conselho possui, atualmente, cerca de 135 mil médicos ativos em todo Estado de São Paulo, o que representa quase um terço dos profissionais atuantes em todo o País.

Sair da versão mobile