Estado de São Paulo ainda não aderiu ao Programa Tempo de Aprender do MEC

Até agora, 3.715 secretarias municipais e estaduais e a do Distrito Federal (66,3% do total) manifestaram interesse pela iniciativa. Prazo para adesão ao programa termina amanhã (30)

1636
Educação Tempo de aprender

Estados e municípios têm até esta quinta-feira (30) para aderir ao programa Tempo de Aprender, do Ministério da Educação (MEC), até o momento o Estado de São Paulo não aderiu ao programa. A iniciativa tem o objetivo de enfrentar as deficiências de alfabetização no país.

As secretarias estaduais e municipais de Educação interessadas em aderir ao programa devem preencher o formulário com o e-mail e o CPF do respectivo secretário da pasta. Os dados cadastrais do secretário municipal, estadual ou distrital de Educação devem estar atualizados no sistema PDDE Interativo, ferramenta do MEC utilizada para o repasse de recursos às secretarias e para apoio à gestão escolar.

Segundo informações do MEC, até o momento, 3.715 secretarias estaduais e municipais e a do Distrito Federal manifestaram interesse em participar do programa. Isso representa 66,39% do total de secretarias de Educação no Brasil.

Nessa contagem, 18 são das seguintes capitais: Aracaju; Belo Horizonte; Campo Grande; Cuiabá; Goiânia; João Pessoa; Macapá; Maceió; Manaus; Natal; Porto Alegre; Porto Velho; Rio Branco; Rio de Janeiro; Salvador; São Luís; Teresina e Vitória.

Além do Distrito Federal, 11 secretarias estaduais também aderiram ao Programa, são elas: a de Goiás; de Minas Gerais; de Mato Grosso; do Pará; do Piauí; do Paraná; do Rio de Janeiro; de Rondônia; de Roraima; de Sergipe e do Tocantins. 

Alfabetização

O programa tem ações estruturadas em quatro eixos: formação continuada de profissionais da alfabetização, apoio pedagógico para a alfabetização, aprimoramento das avaliações da alfabetização e valorização dos profissionais da alfabetização.

O Tempo de Aprender disponibiliza um curso online de formação continuada em práticas de alfabetização, com estratégias de ensino para o primeiro e o segundo ano do ensino fundamental. Ele é destinado a professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares e assistentes de alfabetização, que, neste caso, não dependem da adesão do ente federativo ao programa em si para se inscrever e participar do curso online.

O curso também é aberto a gestores de redes educacionais, pais de alunos ou a qualquer pessoa interessada no tema e que queira ter acesso ao conteúdo de formação. O acesso é gratuito e a carga horária é de 30 horas.