Estado recebe prefeitos e mantém cidades da RMVale na Fase Laranja do Plano SP

Após reunião com Marco Vinholi, prefeitos esperam que Doria reclassifique a RMVale até sexta

0
809
Codivap Prefeitos

Nesta terça-feira (28), uma comitiva de prefeitos, de pelo menos cinco cidades da RMVale (São José dos Campos, Taubaté, Jacareí, Ubatuba e São Sebastião), participou de uma reunião com o Comitê de Enfrentamento da Covid-19 no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.  

Na reunião os prefeitos reivindicaram ao governador João Doria (PSDB) a análise de dados da Covid-19 da região desta semana para uma reclassificação no Plano São Paulo já na próxima sexta-feira (31). A expectativa é que a região avance para a fase amarela, com mais flexibilização, a partir de segunda (3 de agosto).

A proposta dos prefeitos foi feita em reunião com o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e o Comitê de Saúde. Ela será encaminhada ao governador, que decidirá se as cidades da região poderão ou não serem classificadas extraordinariamente.

Nas regras do Plano São Paulo, as regiões são avaliadas semanalmente e as classificações são feitas a cada duas semanas. Para recuar de fase, as mudanças podem ocorrer no prazo de uma semana, mas para progredir apenas depois de duas semanas.

A última classificação ocorreu na sexta (24-07) e a próxima será em 7 de agosto.

Questionando dados usados pelo Estado que mantiveram a região na fase laranja, sem ampliar a flexibilização, os prefeitos do Vale querem antecipar a nova classificação.

Segundo eles, 1.131 casos em excesso entraram na contabilidade da semana passada, por erros no sistema de registro do Ministério da Saúde (e-SUS), e comprometeram a avaliação do Vale no Plano São Paulo.

“Os dados estão aí para mostrar que houve a inclusão de casos na véspera do enquadramento que prejudicaram a avaliação da região”, disse Izaias Santana (PSDB), prefeito de Jacareí e presidente do Codivap (Associação de Municípios do Vale do Paraíba).

“Se forem excluídos 20% dos casos incluídos na semana passada e reconhecendo que são da semana anterior, porque fogem da média semanal, nós estaríamos na fase amarela.”

Em Nota a CODIVAP esclarece aos municípios e veículos de comunicação que aguardam dissolução deste impasse junto a Associação que neste período as decisões de avanço no Plano São Paulo (Fase Amarela) é de competência a cada Prefeito ou Prefeita de cada município, permanecendo a região na Fase Laranja segundo a classificação do Governo do Estado.

COMENTÁRIOS:

Por favor coloque seu comentário!
Por favor entre seu nome aqui